Feira de Santana: Evento online promovido pela Escola João Paulo I marca ‘Setembro Amarelo’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Profissionais em saúde mental realizaram a ação online Para Além do ‘Setembro Amarelo’, relacionada ao mês cujo dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Profissionais em saúde mental realizaram a ação online Para Além do ‘Setembro Amarelo’, relacionada ao mês cujo dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Profissionais em saúde mental realizaram a ação online Para Além do ‘Setembro Amarelo’, relacionada ao mês cujo dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa contou com palestras dos psicólogos Walmir Mota, Luana Braz, Judinara Braz e Djenane Carvalho; da psiquiatra Camille Batista; e do neuropsicólogo Kleber Fialho; além de momento de oração conduzido também por Walmir Mota.

A educadora física Miriam Kelly, que acompanhou o evento, fez considerações a respeito da ação. “Suicídio nunca fez parte de meus pensamentos, mas acompanhei o Para Além do ‘Setembro Amarelo’ por ele abordar temática interessante. Durante a iniciativa, entendi que ‘minhas questões’ ocorrem também com grande número de pessoas e se intensificaram na pandemia. Compreendi ainda que buscar ajuda profissional para questões psicológicas/emocionais é bom não apenas para quem está no ‘fundo do poço’, mas para todo mundo. Essa busca deve ser feita o quanto antes para evitar que tais questões gerem transtornos maiores”, pontuou.

Rilda Mustafa, educadora que também participou do evento, destacou a importância da iniciativa. “Acredito que cada coração que acompanhou o Para Além do Setembro Amarelo foi acalentado, foi consolado e reviveu dias com as situações que foram citadas, que relembrou o dia em que viveu a angústia, que não sabia o que estava acontecendo até se reconhecer, até encontrar o seu ‘lugar no mundo’. Os palestrantes foram excelentes em suas falas. O olhar acolhedor, ouvir sem julgar e se colocar no lugar do outro é de grande importância”, frisou.

Integrante da coordenação do evento, a psicóloga Judinara Braz falou um pouco sobre a origem da campanha no mundo. “Tudo começou nos Estados Unidos, em 1994, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Essa tragédia motivou a criação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O laço amarelo é símbolo da campanha e nos inspira a permanecermos enlaçados com nossas necessidades psicossociais. Não devemos nos perder de vista. Todos pela vida!”, convocou.

A iniciativa feirense foi uma realização da Escola João Paulo I, do Instituto de Desenvolvimento Humano Ágora (IDEHA), da Organização Religiosa Casa da Rainha dos Apóstolos e do Instituto KF Neurociência do Comportamento. O momento de oração foi realizado nesta segunda-feira (27), às 19h30. As palestras, que tiveram duração de 30 minutos, foram realizadas às 6h30 e de 20 a 25 de setembro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.