Feira de Santana: Dez canais de esgoto são lançados nas águas de Pedra do Cavalo, diz especialista

Sessão especial realizada pela Câmara de Feira de Santana debateu o futuro do Lago Pedra do Cavalo.
Sessão especial realizada pela Câmara de Feira de Santana debateu o futuro do Lago Pedra do Cavalo.

Uma dezena de canais de esgoto sem tratamento é lançada no lago de Pedra do Cavalo, informa o ambientalista João Dias. Membro do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da barragem, ele participou esta semana de uma sessão especial realizada pela Câmara de Feira de Santana para debater o futuro do lago, quando chamou a atenção da Embasa para o problema. Primeiro a falar durante o evento, Dias anunciou a elaboração do Plano de Manejo do Lago de Pedra de Cavalo, que está em curso, mas enfrenta divergências de ordem político-partidárias.

“Para funcionar, é preciso pesquisa e diálogo”, defende. Ele vê a necessidade de que projetos sejam articulados para contemplar o lago com atividades relacionadas ao turismo esportivo (pesca esportiva, agricultura, competições de vela, caiaque e canoagem), agricultura irrigada, aquicultura, entre outras.

Hilda Costa: “exploração do lago deve ser sob responsabilidade controle”

A professora-doutora Hilda Costa, da Universidade Federal do Recôncavo, chama a atenção para a importância do uso do lago para irrigação agrícola, “mas com responsabilidade e controle”. A pesca, navegação e lazer também são potenciais de Pedra do Cavalo, “porém mediante a preservação dos recursos, especialmente da APA”. Além da poluição causada pelo lançamento de esgoto doméstico, “principal dos fatores de conflito”, o lago sofre com o depósito Irregular de lixo em suas águas, além da invasão de sua Área de Proteção Ambiental.

Tais problemas, ela diz, prejudicam cerca de cinco mil famílias que vivem no Iguape, os extrativistas e quilombolas, “que reclamam muito sobre a forma de gerenciamento da reserva”. A atividade da Votorantim (empresa que explora energia elétrica na barragem) afeta diretamente todo o manancial, o que requer a atuação dos órgãos de fiscalização, mas também da sociedade civil, que deve se articular através das diversas entidades representativas em defesa deste patrimônio público.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114863 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.