CMPC de Feira de Santana se “veste” de rosa para alertar sobre a prevenção ao câncer de mama; Prefeito Colbert Martins destaca campanha 2021

Prefeito Colbert Martins participa do lançamento da edição 2021 do Outubro Rosa realizado pelo CMPC de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins participa do lançamento da edição 2021 do Outubro Rosa realizado pelo CMPC de Feira de Santana.

O mês de outubro ganha tons de rosa e chama a atenção das mulheres para a importância de realizarem exames de rotina que podem detectar o câncer de mama, ainda em sua fase inicial. Na manhã desta segunda-feira (04/10/2021), a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, abriu a programação do mês de conscientização no combate à doença.

Homens e mulheres que aguardavam o atendimento no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) receberam orientações e foram motivados a não descuidar da saúde. O ato de abertura contou com a presença do prefeito Colbert Martins.

“Apesar de estarmos rodeados de mulheres, temos que alertar os homens que o câncer também atinge a mama masculina e o tratamento é o mesmo. Portanto, o mais importante é fazer a prevenção”, alertou Colbert Martins enfatizando que a administração municipal oferece, gratuitamente, os serviços especializados de saúde tanto no CMPC quanto no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Eugênio Laurine.

“São 3.500 atendimentos realizados por mês e mais de 100 procedimentos diários oferecidos pela Prefeitura para que os feirenses tenham mais saúde”, disse o prefeito, médico por formação, chamando ainda a atenção para a importância de mulheres e homens se tocarem a fim de identificarem a presença de nódulos.

 “O diagnóstico precoce permite a cura da doença. Mulheres acima de 40 anos (quem tem histórico familiar acima de 35 anos) devem realizar mamografia. Portanto, se cuidem”, pontuou Colbert.

Programação

Até o dia 15, as mulheres vão participar de palestras, dinâmicas e oficinas sobre o autocuidado. Também poderão marcar exames, como o preventivo, ultrassom mamária, mamografia e ultrassom transvaginal.

Ações do ‘Outubro Rosa’ também serão levadas para os distritos, contemplando os moradores da zona rural. A primeira localidade é Tiquaruçu, dia 16; Humildes, dia 23; Maria Quitéria, dia 30, e nos dias 6 e 27 de novembro nos distritos de Bonfim de Feira e Jaíba, respectivamente.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, dentro da programação, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital Mulher, estará implantando o contraceptivo intrauterino – DIU – em pessoas pré-selecionadas pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UEFS em parceria com a FHFS, nos dias 2 e 9. Serão 50 mulheres no total.

 “Ainda vamos oferecer terapia para pacientes que foram submetidas à cirurgia. Os atendimentos para esse procedimento ocorrerão a partir do dia 15”, pontuou. O ato de abertura do Outubro Rosa também contou com a participação da secretária de Política para as Mulheres, Gerusa Sampaio.

CMPC de Feira de Santana lança edição 2021 do Outubro Rosa.
CMPC de Feira de Santana lança edição 2021 do Outubro Rosa.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116767 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.