Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual ressalta conservação para gerações futuras

Data homenageia funcionários nos campos da preservação audiovisual e instituições protegendo o patrimônio.
Data homenageia funcionários nos campos da preservação audiovisual e instituições protegendo o patrimônio.

Um dos principais eventos celebrando a data é o lançamento do livro infantil Exploremos a Memória do Mundo. A obra, publicada online, foi produzida com o objetivo de apresentar o valor do patrimônio documental para as crianças.

Informação e diversão

Entre comemorações virtuais estão projeções de filmes que assinalam a data promovida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e pelo Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais, CCAAA.

O propósito é homenagear profissionais do setor de preservação audiovisual e instituições que salvaguardam o patrimônio para as gerações futuras.

Para a Unesco, materiais audiovisuais servem como patrimônio documental ou como uma “janela para o mundo para eventos que não se podem presenciar, vozes que não podem mais ser ouvidas e para criar histórias que informam e divertem”.

Espólio

A agência ressalta que “o conteúdo audiovisual desempenha um papel cada vez mais vital” na vida quotidiana, à medida que se busca compreender o mundo e promover uma maior interação.

No dia mundial, os Estados-membros da Unesco avaliam seu desempenho com relação à implementação da Recomendação de 2015 sobre a Preservação e Acesso ao Patrimônio Documental, incluindo em formato digital.

A data promove ainda o “fluxo livre de ideias por palavras e imagem” como uma representação da herança e da memória compartilhada” destacando o papel do patrimônio na consolidação da paz.

*Com informações da ONU News.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116918 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.