Deputado Leur Lomanto Jr. diz que a Ilha de Itaparica pede socorro com situação crescente de violência

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Deputado federal Leur Lomanto Jr..
Deputado federal Leur Lomanto Jr..

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), lamentou a situação “crescente” de violência na Ilha de Itaparica, um dos destinos turísticos da Bahia mais conhecidos em todo o mundo. Nessa madrugada (02/10/2021), criminosos explodiram um caixa eletrônico do Mercado Municipal de Itaparica, na região da orla, no Centro Histórico do município. O impacto da explosão danificou totalmente a estrutura do equipamento, implementado há cerca de 20 anos.

O mercado é um espaço tradicional de Itaparica, ponto de grande movimentação com a presença do comércio formal e informal. Com a estrutura danificada, muitas pessoas que sobrevivem da venda de produtos no local ficarão prejudicadas. No local, muitos vendem feijoada, mocotó, mingau, entre outros produtos típicos. Além disso, no mercado são realizados festejos tradicionais, como o de São João e outros eventos culturais.

“Infelizmente esse foi mais um fato que revelou a situação grave de violência em Itaparica, onde todas as semanas são registradas ocorrências de assaltos, homicídios, levando bastante intranquilidade e medo aos moradores e visitantes. Pedimos a sensibilidade do Governo do estado para que olhe com mais atenção para a segurança da Ilha, que lamentavelmente vem sofrendo com o aumento da criminalidade e a falta de estrutura, ao longo dos últimos anos”, afirmou Leur Jr.

Em relação a segurança, moradores relatam que o efetivo policial é insuficiente, falta armamento e as viaturas estão sucateadas.

Recursos

O deputado destinou recentemente, através de emenda parlamentar, recurso no valor de R$180 mil para a aquisição de uma base móvel de segurança com rádio móvel digital, voltada à prevenção e enfrentamento da criminalidade, no município e região. Lomanto Jr. relatou na ocasião, a sua preocupação com a segurança da Ilha, em audiência com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho e o prefeito de Itaparica, Zezinho.

Segundo ele, é necessário que o Governo invista em um plano de segurança para a região. “Alguma iniciativa deve ser tomada no sentido de coibir a violência. O que não podemos é deixar essa situação piorar ainda mais. A Ilha de Itaparica é um dos balneários mais bonitos do Brasil, tem imenso potencial turístico, é um lugar de rica história e grandes personalidades conhecidas no mundo inteiro, a exemplo do saudoso escritor João Ubaldo Ribeiro, mas tem sido abandonada pelos governos recentes. Essa situação precisa mudar”, enfatizou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10027 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).