Deputadas solicitam à SSP medidas de combate à violência contra a mulher na Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, participa de reunião com deputadas.
Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, participa de reunião com deputadas.

Deputadas estaduais e vereadoras de Alagoinhas participaram, na tarde desta segunda-feira (25/10/2021), de uma audiência com Ricardo Mandarino, secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP).

A pauta principal da reunião, agendada pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e pela bancada feminina da Câmara Municipal de Alagoinhas, foi a criação de uma política de enfrentamento à violência contra a mulher, com metas de redução dos casos, e a efetivação da lei n° 11.492, de agosto de 2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

“É preciso desencorajar os agressores e, sobretudo, ter foco na redução dos feminicidos da Bahia. Os dados revelam um leve declínio, mas é preciso uma política mais vigorosa de enfrentamento à violência contra a mulher e também de ações que tornem efetiva a nova lei para que as mulheres se sintam respeitadas e encorajadas a participar da política”, destacou a presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, deputada Olívia Santana.

A deputada Neusa Cadore ressaltou que a audiência foi uma forma de mostrar o compromisso da comissão com a luta das mulheres. “Temos que acreditar na mudança dessa cultura machista, misógina  e racista, na construção de uma história com mais igualdade para as mulheres”.

Também presente na reunião, a deputada Fátima Nunes lembrou da importância da escuta da SSP. “Existe uma necessidade real de um plano para o desenvolvimento de uma política pública de combate ao machismo e todas as formas de violência, em especial a violência doméstica. Vamos aguardar a criação desse plano pela SSP para que ele seja analisado e aprovado em uma próxima reunião”.

Como sugestão, foram encaminhados os seguintes pleitos: processo de qualificação para os policiais da Bahia sobre a efetivação da lei n° 11.492, facilitando o registro de ocorrências; a ampliação das delegacias especializadas e, no caso específico de Alagoinhas, que passa por um processo crescente de violência urbana e doméstica, foi solicitado o envio de parte dos policias que estão sendo formados para a cidade, como também novas viaturas.

Além das deputadas, também participaram da audiência as vereadoras de Alagoinhas Juci Cardoso, Luma Menezes e Jaldice Nunes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.