Cerca de 29 mil CNH´s seguem “esquecidas” em postos de atendimento do Detran Bahia

Apenas em Salvador, cerca de 13 mil documentos estão arquivados no órgão.
Apenas em Salvador, cerca de 13 mil documentos estão arquivados no órgão.

Solicitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação nos postos do SAC é uma realidade para o condutor baiano desde 2014, quando o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) descentralizou a atividade. Se, por um lado, a medida garantiu praticidade, por outro, gerou acomodação. Atualmente, cerca de 29 mil CNH´s estão prontas e engavetadas em postos de todo estado até o condutor aparecer para buscar o documento.

Em Salvador, a emissão da primeira ou 2ª via da CNH acontece em 11 pontos, entre unidades instaladas em shoppings (Barra, Bela Vista, Salvador Shopping e Shopping da Bahia), postos de Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Pernambués, além da Estação de Transbordo Pituaçu.  Apesar da facilidade que permite ao condutor escolher o local para receber a carteira, apenas na capital quase 13 mil documentos estão abandonados nos armários do Detran-Ba. A situação se repete no interior do Estado, com mais 16 mil CNH´s aguardando a retirada.

O diretor de Habilitação do Detran-BA, Max Adolfo Passos Mendes, alerta aos condutores que os documentos ficam guardados durante o tempo de validade do documento. No entanto, a retirada é condicionada ao agendamento de data e horário, no mesmo local onde foi solicitada a emissão.

O procedimento para emissão da CNH é realizado através do site www.sacdigital.ba.gov.br ou app do SAC Digital e, no momento da retirada, é preciso apresentar documento de identificação com foto. Motoristas sem condições de ir presencialmente às unidades podem registrar procuração em cartório autorizando outra pessoa a retirar o documento.Os condutores flagrados conduzindo com CNH ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida estão cometendo infração gravíssima que representa 7 pontos na CNH, multa no valor de R$ 293,47 e sujeitos a apreensão do veículo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115173 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.