Bahia registra um dos maiores crescimentos de oportunidades educacionais para crianças e jovens, segundo o IOEB

IOEB destaca resultados dos investimentos do Governo Rui Costa na educação de jovens da Bahia.
IOEB destaca resultados dos investimentos do Governo Rui Costa na educação de jovens da Bahia.

A Bahia é um dos estados brasileiros com maior crescimento no Índice de Oportunidades de Educação Brasil (IOEB) 2015-2019, conforme pesquisa divulgada, na quarta-feira (20/10/2021), pela Comunidade Educativa Cedac, uma organização da sociedade civil. A pesquisa levou em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 e os dados do Censo Escolar e de formação de professores, coletados antes da pandemia do novo Coronavírus, mas analisa oportunidades ofertadas a crianças e jovens para além do IDEB.

A região Nordeste foi a que mais avançou com relação a 2017 no IOEB.  Bahia, Alagoas, Ceará e Paiú são os estados que reúnem quase metade dos 500 municípios que mais avançaram no oferecimento de oportunidades educacionais. Dos  municípios que estão no grupo em desenvolvimento e que mais avançaram entre 2017 e 2019, 27% estão na Bahia.

O IOEB nacional foi de 5,02 e a Bahia registrou 4,4, sendo o terceiro Estado com maior crescimento no IOEB 2015-2019, com 22% de crescimento em relação à edição anterior.

O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Rainer Guimarães, fez uma análise dos dados e destacou alguns pontos que são determinantes para este avanço. “De acordo com o IOEB, a Bahia é classificada como um Estado em desenvolvimento. O indicador não separa as redes estadual, municipal, federal e privada, assim como faz a classificação por território observando a trajetória do estudante. Mas é animador, pois na Bahia as políticas educacionais têm sido marcadas por fatores como o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios e ao desenvolvimento de políticas educacionais voltadas ao fortalecimento das aprendizagens”.

Ainda segundo o superintendente, na rede de ensino, são muitos os elementos que vêm contribuindo para gerar oportunidades para os estudantes. Ele destacou a ampliação da oferta de escolas em tempo integral; os cursos de Educação Profissional e Tecnológica; e o desenvolvimento de projetos como o Mais Estudo, de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática e Educação Científica; o Ciência na Escola, que fomenta o estudo da Ciência em sala de aula; o Bahia Olímpica, que estimula a aprendizagem por meio da participação nas olimpíadas dos conhecimento; e o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que aplica regularmente avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, com base na prova SAEB, além de projetos de arte, cultura e esporte.

IDEB

De acordo com o último IDEB, 2019, no Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.

O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120635 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.