Violência doméstica é debatida durante encerramento do ‘Setembro Amarelo’ em Jequié

Objetivo da roda de conversa é estimular que a população consiga reconhecer os tipos de violência e se torne capaz de prestar apoio às vítimas.
Objetivo da roda de conversa é estimular que a população consiga reconhecer os tipos de violência e se torne capaz de prestar apoio às vítimas.

Servidores e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Jequié receberam dos integrantes da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP), unidade do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) instruções para identificar e coibir a violência doméstica e a depressão causada por agressões. O evento, realizado na unidade de saúde situada no bairro de Cansanção, encerrou o ciclo de ações referentes à Campanha Setembro Amarelo.

Dados levantados pelos militares apontaram que a depressão provocada pela violência doméstica é um dos principais fatores que levam a tentativas de suicídio no país. O objetivo da roda de conversa é estimular que a população consiga reconhecer os tipos de violência e com isso se torne capaz de prestar apoio às vítimas.

Conforme o comandante da unidade, major Reinaldo Souza, o tema é de extrema importância para desconstruir a cultura machista que ainda predomina na sociedade. Com isso, muitas pessoas, entre homens e mulheres, ainda não sabem identificar os tipos de violência.

Ele enfatiza que violência doméstica é qualquer tipo de abuso que aconteça no ambiente doméstico ou familiar e pode abranger o psicológico, moral ou patrimonial das vítimas. “É importante discriminar, explicar os tipos de violências. Algumas mulheres não percebem essas violências no momento em que elas ocorrem. Assim como, por vezes, alguns homens abusivos não sabem que estão causando algum tipo de violência por não ter percepção, a educação. A expectativa é que eles se reeduquem e busquem não praticar esses crimes. E que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que receberão apoio das policiais militar e civil, das rondas Maria da Penha”, concluiu.

*Com informações da Secretária de Segurança Pública da Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115009 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.