SecultBA/FPC e a Associação Cultural Franco Brasileira assinam Protocolo de Intenções 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Membros da Associação Cultural Franco Brasileira assinam Protocolo de Intenções.
Membros da Associação Cultural Franco Brasileira assinam Protocolo de Intenções. Documento vai proporcionar cooperação técnica e cultural entre as instituições.

Foi assinado nesta terça-feira (30/09/2021), um Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), e a Associação Cultural Franco Brasileira. A parceria visa estabelecer cooperação técnica e cultural entre as duas instituições.

Estiveram presentes a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, o presidente da Associação Cultural Franco Brasileira Fernando José Marinho e o diretor geral, Mamadou Gaye. O Protocolo terá vigência de quatro anos, a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado em comum acordo entre as partes.

As instituições pretendem organizar e executar atividades culturais, em especial a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e o Projeto Memórias Contemporâneas.

Para Arany Santana, através desta parceria, a Aliança Francesa  “vai ampliar a divulgação da nossa história de luta pela independência”. Já Zulu Araújo garante que o protocolo além de propiciar atividades no âmbito da cultura, “vai estreitar relações com um local de importante valor cultural para o estado”.

Segundo Mamadou Gaye, a celebração sobre os 200 anos de independência dialoga com a história política francesa. “Gostamos muito da temática que foi escolhida. A liberdade vem através da educação, da língua, de permitir se conectar  com o mundo”. Ainda de acordo com o Mamadou, “a gente fez questão de nos colocar à disposição da Fundação para ajudar, para facilitar essa conexão com outros pensadores, outros militantes da liberdade na francofonia”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113565 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]