SEC Bahia promove encontro com líderes estudantis e debate programas voltados para a juventude

SEC Bahia promoveu encontro com líderes estudantis de 20 municípios baianos, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).
SEC Bahia promoveu encontro com líderes estudantis de 20 municípios baianos, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, no sábado (18/09/2021), um encontro com líderes estudantis de 20 municípios baianos, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O objetivo foi dialogar sobre o ano letivo continnum 2020/21 e sobre programas, projetos e políticas de assistência estudantil desenvolvidos pelo Governo do Estado e voltados para a juventude.

A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que destacou a importância do protagonismo estudantil. “Nós sabemos a importância do movimento estudantil. A força de vocês está atrelada ao desenvolvimento do país e sempre foi uma das protagonistas das lutas de direitos e avanços em diversas áreas. Gosto de ver a articulação dos estudantes. Precisamos de um movimento com autonomia e ter uma caminhada conjunta no sentido de somar. Queremos que o canal de diálogo entre movimento e secretaria se fortaleça, porém, tendo o estudante e o seu protagonismo e trajetória independentes”.

Durante o encontro, foram abordados programas que apoiam financeiramente os estudantes e as suas famílias e que visam contribuir para que os estudantes permaneçam nas escolas. Dentre eles, estão o Bolsa Presença; o Vale-alimentação Estudantil; e o Mais Estudo, programa de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes também receberam informações sobre investimentos na infraestrutura das escolas; em tecnologia; na valorização dos educadores; e na elaboração de novas ferramentas de apoio à gestão e às aprendizagens, a exemplo da TV Educa Bahia.

Destaque também para o projeto Dignidade Menstrual, que beneficiará 206 mil estudantes e pessoas que menstruam, regularmente matriculadas na rede estadual de ensino, com a disponibilização de absorventes higiênicos e promoverá ações pedagógicas sobre o tema nas escolas.

A estudante Anjel Roberta, 17, do Colégio Manoel Novais, em Salvador, fez uma avaliação da atividade e falou, especialmente, sobre o Dignidade Menstrual. “O programa Dignidade Menstrual é uma forma de mostrar às mulheres de baixa renda que elas não estão sozinhas e que estão sendo acolhidas em todos os momentos. Sinto uma enorme gratidão em estar participando da construção de um programa tão lindo e importante para a sociedade”. A estudante Raquel Eveny, 14, da Escola Quilombola Doutor Milton Santos, no município de Jequié, acrescentou: “Parece ser simples, mas não é. O Dignidade Menstrual vai ajudar a quebrar muitos tabus e levar mais conhecimento para as mulheres. Tenho várias colegas que nem gostam de tocar no assunto por vergonha e não vão à escola nesse período por falta de um absorvente”.

Yasmin Barreto, vice-presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) na Bahia, acredita que o encontro aproxima os estudantes da gestão educacional. “É de suma importância que a gestão governamental priorize o contato com os estudantes para os acertos das necessidades e conhecer de perto as demandas estudantis. Para buscar mais qualidade na educação, precisamos construir juntos”.

O coordenador de políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, também ressaltou a necessidade deste diálogo. “Reunimos aqui líderes de vários segmentos da juventude, como negros, indígenas, quilombolas, deficientes físicos, para debater programas de governos e políticas públicas com as pessoas que serão diretamente beneficiadas. Nosso objetivo é construir as pautas com a participação de todas pessoas envolvidas”, afirmou.

O encontro, mediado pela estudante Dhena Pinheiro, do Centro Territorial da Educação Profissional do Sisal II, em Araci, também contou com as presenças da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; do superintendente de Gestão da Informação, Rainer Guimarães; do  assessor de Planejamento da SEC, Matteus Martins; do coordenador de Educação Ambiental e Saúde, Fábio Barbosa;  da vereadora de Salvador, Martha Rodrigues; de Vivian Caroline, assessora da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM); e de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE); da União dos Estudantes da Bahia (UEB); da União Estadual dos Estudantes (UEES);  e da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.