Retorno dos eventos e atividades culturais foi debatido em audiência pública na Câmara Municipal de Feira de Santana

As medidas necessárias para a retomada dos setores culturais e de eventos em Feira de Santana foi o tema da Audiência Pública, promovida pela Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal.
As medidas necessárias para a retomada dos setores culturais e de eventos em Feira de Santana foi o tema da Audiência Pública, promovida pela Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

As medidas necessárias para a retomada dos setores culturais e de eventos em Feira de Santana foi o tema da Audiência Pública, promovida pela Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Ivamberg (Presidente), Pedro Cícero (Vice-presidente) e Jhonatas Monteiro (Membro). O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (14/09/2021), de forma presencial no plenário da Câmara e ao mesmo tempo de forma virtual, através da plataforma Google Meet.

Segundo o Professor Ivamberg, a pandemia de Covid-19 agravou as dificuldades já enfrentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras da área artística e de eventos: “O objetivo da audiência foi debater e contribuir com reflexões, planos e ações concretas que garantam a recuperação destes setores na cidade, que já enfrentavam dificuldades mesmo antes pandemia, mas essas dificuldades, sem dúvidas, se agravaram. A Comissão de Educação e Cultura fará um relatório e o encaminhará aos órgãos competentes, para que sejam executadas medidas que contribuam no retorno das atividades culturais, além de se colocar à disposição para participar de um grupo de trabalho que avaliará este retorno sistemático da agenda cultural em Feira”, pontuou o vereador.

Participaram da audiência: o deputado federal, Zé Neto, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, a diretora do Comitê de Controle do Coronavírus, Carlita Correia Luz, a representante do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia, Solange Maria Couto, a representante do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola Odungê, Lourdes Santana, os artistas Marcia Porto e Djalma Ferreira, representantes do setor musical, o empresário, Antônio Diggs, representante do setor de eventos de Feira de Santana, a coordenadora do Centro de Cultura Amélio Amorim, Heloísa Lima, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, o representante do ramo de bares e restaurantes de Feira de Santana, Hélio Souza Neto, o Sr. Joilson Santos, representante do Fórum Permanente de Cultura, os vereadores Silvio Dias, Lu de Ronny, Eremita Mota, Pedro Américo e Pastor Valdemir, além de outros representantes da sociedade civil.

Dentre alguns pontos colocados pelos participantes como encaminhamentos da audiência, destacam-se: a necessidade da criação de um plano de cultura; criação de um fundo de cultura; criação de um protocolo que defina a retomada sistemática e segura das atividades culturais; a falta de reconhecimento da cultura na zona rural e a necessidade do firmamento de um compromisso público do poder executivo para articular o retorno dos eventos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.