Prêmio Lúcio Costa é concedido em memória de Jorge Hereda ex-presidente da Caixa Econômica

Jorge Fontes Hereda morreu aos 64 anos. Ele atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia durante parte do Governo Rui Costa.
Jorge Fontes Hereda morreu aos 64 anos. Ele atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia durante parte do Governo Rui Costa.

Falecido em julho deste ano, o arquiteto e urbanista baiano Jorge Hereda foi escolhido para receber o Prêmio Lúcio Costa, concedido pela Câmara dos Deputados em reconhecimento à atuação de entidades e personalidades nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação. Aprovada na manhã desta quarta-feira (22/09/2021), pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, a indicação foi feita pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT/BA). “Essa é uma homenagem mais do que justa para alguém que sempre colocou a população carente como eixo principal das políticas públicas. Seja no Ministério, na CAIXA ou nos projetos de urbanização de favelas, ele nunca desviou seu olhar do que realmente importava que era melhorar a vida das pessoas”, afirmou o parlamentar.

Além de ter sido o primeiro Secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, à época recém-criado pelo governo Lula, Hereda também foi vice-presidente e presidente da CAIXA. O ativista baiano foi quem reestruturou o banco para possibilitar a execução de programas como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Seu trabalho, no entanto, começou em Salvador, na urbanização da Favela dos Alagados, e se estendeu para São Paulo, onde participou ativamente de experiências pioneiras em urbanização de favelas e habitações populares.

Jorge Hereda atuou ainda em Diadema e Ribeirão Pires (SP), foi Secretário-Executivo do Consórcio do Grande ABC, presidente da COHAB e Secretário de Serviços e Obras. Após sua atuação nacional, encerrou sua trajetória na Bahia realizando o sonho de contribuir com sua experiência diretamente ao seu estado.

 

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116927 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.