Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana comemora dois anos com Live de Aniversário

Alunas do Núcleo Territorial do Neojiba em Feira de Santana.
Alunas do Núcleo Territorial do Neojiba em Feira de Santana.

Na próxima quinta-feira (30/09/2021), o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana – Antônio Gasparini realiza a “Live de Aniversário: dois anos tocando histórias”, em comemoração ao seu segundo ano como Núcleo Territorial. Para celebrar a data, bem como os impactos sociais gerados pelo Núcleo desde que foi inaugurado, o NTN irá realizar um evento ao vivo e aberto ao público através das redes sociais.

A cerimônia, que será transmitida pela página do NEOJIBA no Facebook e pelo YouTube, a partir das 15 horas, acontece na sede do NTN Feira, no Centro Social Urbano (CSU). Irão se apresentar a Orquestra de Câmara e a Orquestra Iniciante, além de crianças, adolescentes e jovens integrantes do programa em duplas. No repertório, estão presentes músicas clássicas e populares.

Na programação, está incluída ainda a exibição de depoimentos de importantes parceiros, apoiadores do NTN Feira e representantes de projetos musicais e filarmônicas do interior do Estado alcançados pelo programa através das ações territoriais. A celebração conta ainda com a presença do Deputado Federal Zé Neto (PT), apoiador do programa NEOJIBA na cidade e responsável pela emenda parlamentar que destinou recursos para a aquisição de novos instrumentos musicais para o Núcleo feirense no último ano.

Sobre o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana – Antônio Gasparini 

Em atuação desde julho de 2014, como Núcleo de Prática Musical (NPM), o Núcleo Territorial NEOJIBA (NTN) Feira de Santana – Antônio Gasparini expande o seu alcance e se torna Núcleo Territorial em setembro de 2019. Desde então, desenvolve atividades musicais para cerca de 205 crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Cidade Nova e Queimadinha, no município.

Formado por uma equipe pedagógica, de desenvolvimento social e administrativa, o NTN tem como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seus territórios oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras, luteria e reparo de instrumentos musicais.

Além do trabalho local, o Núcleo Territorial tem como missão apoiar de forma contínua diversos projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares, projetos estruturantes do Governo do Estado e outras iniciativas de prática musical coletiva com abrangência nas cidades próximas.

O NTN Feira de Santana é uma realização do Governo da Bahia e do Instituto de Desenvolvimento Social pela Música e é fruto da parceria entre o programa NEOJIBA e o Instituto Antônio Gasparini (IAG). Conta ainda com o patrocínio da OL Papéis, através do Programa FazCultura e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.

Programa NEOJIBA 

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.