No Dia da Árvore, Núcleo Socioambiental do PJBA promove reflexão sobre o meio ambiente; Desembargadora Maria de Fátima e os desembargares Lourival Trindade e Nilson Castelo Branco agendam participação em debate

Cartaz anuncia debate sobre meio ambiente promovido pelo PJBA.
Cartaz anuncia debate sobre meio ambiente promovido pelo PJBA.

Com o objetivo de incentivar a sustentabilidade e promover a preservação da natureza, o Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) relembra a importância do Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21/09/2021).

O meio ambiente e árvore

“A árvore desempenha um papel importante para produção de oxigênio, coletando o gás carbônico do ambiente, garantindo desenvolvimento entre povos, animais e do próprio ecossistema. As árvores possuem diversas utilidades existentes em seus caules, folhas e frutos, bem como evitam erosões. Vale dizer, também, que sua utilidade vai além da paisagem natural, podendo gerar e produzir matéria-prima de medicamentos, alimentos, cosméticos e fabricação de móveis”, ressalta a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do Núcleo Socioambiental do PJBA.

A Magistrada destaca ainda a importância de cada um fazer a sua parte. “Cabe a nós, seres humanos, promovermos práticas que garantam a preservação das árvores, possibilitando um futuro melhor ao Planeta”.

O dia 21 de setembro foi escolhido como Dia da Árvore por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro, conforme o site Calendarr.

Por meio do Núcleo Socioambiental, o PJBA tem tido uma participação ativa na conservação ao meio ambiente. A Unidade de Sustentabilidade já desenvolveu um Projeto de Jardinagem na Corte baiana e criou uma horta que fica localizada entre o prédio Anexo II do edifício-sede do PJBA e o prédio do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sede do Tribunal. A ação tem apoio do Coordenador de Serviços Auxiliares (CSERV), Cel. Josué Alves Brandão e colaboradores do setor de jardinagem que auxiliam na manutenção da horta e jardins.

A iniciativa é voltada para o plantio de mudas de frutíferas e hortaliças, além de plantas, em cumprimento ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 15) – Vida Terrestre, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, outras ações já foram realizadas, como a plantação de mudas de ipê-rosa, pau-brasil e espécie rubiáceas (jenipapeiro). O Núcleo também promove Feiras da Sustentabilidade em homenagem ao meio ambiente, com a comercialização de roupas customizadas, peças de brechó e maquiagem vegana.

O Núcleo Socioambiental, atualmente coordenado pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, é composto pelas Juízas Marta Moreira Santana, Eduarda de Lima Vidal, Marina Rodamilans de Paiva Lopes da Silva, Renata Mirtes Benzano de Cerqueira, Ana Cláudia Silva Mesquita e Laura Scaldaferri Pessoa; os Juízes Fábio Alexsandro Costa Bastos, Marcelo Silva Britto, Raimundo Nonato Borges Braga e Gilberto Bahia de Oliveira; os Secretários Pedro Lúcio Silva Vivas (Seplan), Fabrício Nascimento Ferreira (Sead), Bianca Serra Araújo Henkes (Sejud) e Luís Augusto Bahiense Cardoso (Setim); e os servidores Thaís Fonseca Felippi Pimentel, Vanessa Santos Travessa, Maurício de Oliveira e Silva, Ana Tereza Cincurá de Souza Dantas, Leonice Santos Salgado, Jorge Medrado Júnior, José Romilson Mascarenhas, Matheus Honorato dos Santos Oliveira e Rosângela Campos de Oliveira.

Debate com tema ‘Impactos ambientais, desafios à conservação e uso sustentável da Baía de Todos os Santos’

No dia 24 de outubro, o Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promove debate com o tema ‘Impactos ambientais, desafios à conservação e uso sustentável da Baía de Todos os Santos’. O evento  virtual é mediado pela juíza Laura Pessoa, e conta com a participação da desembargadora Maria de Fátima, dos desembargares Nilson Castelo Branco e Lourival Trindade, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); juízes Gilberto Oliveira e Raimundo Braga, e Ketlin Feitosa Lima, assessora-chefe de gestão socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), foi convidado pela desembargadora Maria de Fátima à acompanhar o debate público virtual sobre uso sustentável da Baía de Todos os Santos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116572 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.