Mubadala Company funda Acelen para gerir a RLAM; Refinaria é sediada em São Francisco do Conde

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Mubadala Investment Company é fundo soberano, que funciona como holding estatal dos Emirados Árabes Unidos. A organização está fortemente ligada a Mohamed bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi.
Mubadala Investment Company é fundo soberano, que funciona como holding estatal dos Emirados Árabes Unidos. A organização está fortemente ligada a Mohamed bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi.

O fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi fundou a empresa Acelen, objetivando realizar a gestão e operação da refinaria de petróleo Refinaria Landulpho Alves-Mataripe (RLAM). Sediada em São Francisco do  Conde, a refinaria foi adquirida da Petrobras em março 2021 por US$ 1,65 bilhão e a conclusão da operação de aquisição está na fase final, conforme declaração da controladora.

A Acelen pretende maximizar o uso dos ativos da refinaria, investindo em projetos de expansão e modernização, além de dirigir esforços no abastecimento regional de derivados de petróleo.

A RLAM

A RLAM foi a primeira refinaria nacional erguida no país, com início de operações em setembro de 1950. Passou por diversas atualizações operacionais. A refinaria produz GLP, gasolina, diesel e nafta petroquímica, entre outros produtos. Além das instalações em Mataripe, a RLAM conta com terminais de abastecimento e oleodutos nos municípios de Madre de Deus, Candeias, Jequié e Itabuna.

O Fundo Mubadala 

A Mubadala Capital, que controla a Acelen, é a subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, investidor soberano líder global com sede em Abu Dhabi. Além de gerir seu próprio portfólio de investimentos, a subsidiária administra US$ 9 bilhões de capital de terceiros, de investidores institucionais, incluindo um fundo no Brasil, três fundos de private equity, dois fundos de venture capital em estágio inicial e um fundo público.

*Com informações de Ivo Ribeiro do Jornal Valor Econômico.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123140 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.