Movimentação Econômica de Salvador cresce 0,4% em julho de 2021

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Centro de antigo de Salvador.
Centro de antigo de Salvador.

Em julho de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), expandiu 0,4%, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após crescer de 8,1% em junho de 2021. Essa é a quarta taxa positiva consecutiva, acumulando alta de 19,6%, e a quinta taxa positiva para o ano de 2021.

Três das seis variáveis que compõe o índice puxaram o resultado para cima, com destaque para os passageiros de ônibus intermunicipais (32,4%) que apontou a variação positiva mais expressiva, seguido por passageiros no aeroporto internacional de Salvador (13,8%), depois consumo de combustível (2,5%), e passageiros de ônibus urbanos (0,7%). Em contrapartida, recuaram carga portuária (-8,5%), e consumo energia elétrica (-1,8%).

É importante destacar que o mês de julho foi marcado pelo retorno do funcionamento de algumas atividades, como por exemplo, o funcionamento dos transportes intermunicipais, que havia sido suspenso no mês de junho, no período das festas juninas, impulsionando a movimentação de passageiros dentro da cidade e no Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães. A geração de emprego (+ 464 postos de trabalho) em Salvador, no referido mês, contribuiu favoravelmente na obtenção de renda e consequentemente, na ampliação da confiança do consumidor e do setor empresarial refletindo positivamente no desempenho econômico da cidade.

Seguindo a mesma trajetória, o indicador avançou 32,2% quando comparado com o mês de julho de 2020. No ano acumula alta de 10,0%, e nos últimos 12 meses acumula queda de 8,0%.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.