Jovens em vulnerabilidade social de Feira de Santana se formam em curso profissionalizante

Programa liderado pelo MPT e MPBA promove formação profissional e encaminhamento para o mercado na condição de jovens aprendizes.
Programa liderado pelo MPT e MPBA promove formação profissional e encaminhamento para o mercado na condição de jovens aprendizes.

Trinta adolescentes de Feira de Santana que vivem em situação de vulnerabilidade social dão na próxima segunda-feira (04/09/2021) um grande passo para transformar a realidade deles e de suas famílias. O grupo acaba de concluir o processo de formação profissional e encaminhamento para o mercado na condição de jovens aprendizes. A iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) leva o nome de projeto Jovem Social. Agora, os jovens estão sendo encaminhados para ocuparem vagas de aprendizes em empresas da região.

A cerimônia de formatura acontece na próxima segunda-feira (04/10), a partir das 16h, no Centro de Cultura Maestro Miro, localizado na Rua Itacarambi, no bairro Muchila. Estão previstas apresentações artísticas dos formandos, que serão acompanhadas por representantes das instituições parceiras no projeto. A expectativa é de que estejam presentes até 100 pessoas na cerimônia. Todas as medidas sanitárias serão garantidas, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras, disposição de álcool gel e medição de temperaturas. A grande expectativa é de renovação das parcerias para que a iniciativa tenha continuidade e beneficie outros jovens em situação de vulnerabilidade.

O Projeto é uma iniciativa conjunta do MPT e do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), através das Promotorias da Infância e Juventude de Feira de Santana, e tem como público-alvo adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, selecionados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Feira de Santana. São jovens originários das Casas de Acolhimento institucionais, cumpridores de medidas socioeducativas em meio aberto ou em semiliberdade, além de outros que recebem benefícios sociais, todos com baixa escolaridade e em situação de vulnerabilidade.

O Projeto foca no acompanhamento profissional dos jovens e realiza cursos que estimulam a independência econômica. Além disso, os 30 jovens assistidos pelo Jovem Social receberam uma bolsa mensal de R$400 para manutenção própria por cinco meses. As aulas tiveram início em 18/04 e foram concluídas no último dia 24/09. Além do MPT e do MP-BA, o projeto conta com os apoios da ONG Centro Comunitário Luz e Labor, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd / Polícia Militar) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.