Comunidade do Pilar ganha 60ª horta comunitária de Salvador

Com o objetivo de fortalecer a alimentação das famílias da região do Pilar, a nova horta foi um pedido da comunidade.
Com o objetivo de fortalecer a alimentação das famílias da região do Pilar, a nova horta foi um pedido da comunidade.

Tomates, coentros, cebolinhas, couves, repolhos e hortelãs, além de um pomar com pitanga, amora, carambola e jenipapo. Essa é a horta comunitária na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no Bairro do Comércio, entregue nesta sexta-feira (10/09/2021) pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). A vice-prefeita Ana Paula Matos esteve presente na ação, que contou com o apoio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Este é o 60° espaço dedicado à plantação de legumes e verduras implantado em Salvador.

Com o objetivo de fortalecer a alimentação das famílias da região do Pilar, a nova horta foi um pedido da comunidade. “Com certeza, nós vamos tomar conta. Vamos produzir e chamar as pessoas para trabalhar juntos. As hortaliças serão destinadas para o consumo dos moradores da região, mas também vão ser comercializadas, para fortalecer a renda dessas pessoas”, afirmou o padre Renato Minho.

O projeto Hortas e Pomares Urbanos, da Secis, existe desde 2016. Para a titular da pasta, Edna França, o projeto é uma necessidade da população. “Em função da pandemia, estamos retornando gradativamente com o Horta Urbana. Este mês teremos mais duas hortas instaladas em comunidades na cidade, como na Guerreira Zeferina. Sabemos que esses espaços, além de proporcionar o cultivo de hortaliças, também se tornam lugares terapêuticos, proporcionando um alento, um conforto para muita gente nesses tempos difíceis”, frisou.

Programação

A Secis pretende entregar outras duas hortas comunitárias nos próximos dias. Neste sábado (11), o espaço beneficiado será a Comunidade Guerreira Zeferina, um programa habitacional para famílias de baixa renda, no bairro de Periperi. Já na segunda-feira (13), o projeto vai atender a Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (Caasah), em Monte Serrat.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]