Comissão de Meio Ambiente da ALBA apresenta Plano do Canal do Sertão da Bahia em Audiência Pública

Evento foi proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) como presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA.
Evento foi proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) como presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA.

Nesta quarta-feira (29/09/2021) ocorre Audiência Pública para apresentação do Plano do Canal do Sertão Baiano, Estudo de Viabilidade e Anteprojeto de Engenharia da Transposição do Rio São Francisco. O evento foi proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) como presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e acontece a partir das 10 horas, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, em Salvador.

A apresentação do Plano do Canal do Sertão Baiano é resultado de um dos encaminhamentos feitos pelo deputado José de Arimateia após visita à Barragem de São José do Jacuípe, no município de Várzea da Roça – BA e participação em uma Audiência Pública que discutiu o tema na Câmara Municipal da cidade, no último dia 25 de agosto. Na ocasião, Arimateia questionou o motivo pelo qual o equipamento não recebe água da transposição do Rio São Francisco, mesmo estando pronto para o uso. De acordo com o parlamentar, o Plano vai atender a 44 municípios e beneficiará diretamente mais de um milhão de pessoas com incremento à economia de todo o Estado da Bahia.

Por entender o impacto positivo que o projeto terá na vida da população, o presidente da UPB, Zé Cocá, ofereceu o apoio da associação, tanto para engajar os municípios baianos na causa, quanto para a realização da Audiência Pública. Para José de Arimateia, o evento é de suma importância pelo nível de abrangência da população beneficiada. “Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, estou convocando prefeitos e outras autoridades, profissionais de Engenharia, Ciências Naturais, Sociais, Econômicas e de outras áreas, para participarem desta Audiência Pública, com o intuito de contribuir e de unir forças para que o projeto de execução da transposição do Rio São Francisco se torne realidade e, através da água, traga benefícios para a Bahia”, afirmou José de Arimateia.

“Essa comissão é de fundamental importância para auxiliar o Governo Federal e a CODEVASF na busca incessante do orçamento pra que a gente possa construir esse grande canal, que vai ser a grande redenção da região”, afirmou Sérgio Coelho, técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), durante visita do deputado Arimateia ao órgão no último dia 31 de agosto.

Para o evento, o parlamentar também vai contar com as parcerias do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, Consórcio Sustentável Território do São Francisco, Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Piemonte da Diamantina, Consórcio do Desenvolvimento Sustentável Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, além do Comitê da Bacia do Paraguaçu, Comitê do Itapicuru e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.