Com estoque baixo, Banco de Leite do Hospital da Mulher de Feira de Santana precisa de doações

O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher está abaixo do necessário e precisa de doações para continuar atendendo os bebês que não podem receber o alimento de suas mães.
O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher está abaixo do necessário e precisa de doações para continuar atendendo os bebês que não podem receber o alimento de suas mães.

O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) está abaixo do necessário e precisa de doações para continuar atendendo os bebês que não podem receber o alimento de suas mães.

De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do HIPS, mesmo com a campanha ‘Agosto Dourado’, as doações não foram suficientes para manter o estoque por pelo menos seis meses. Elas diminuíram significativamente durante o inverno.

“As doações são fundamentais para manter os estoques e continuar atendendo os bebês que não podem receber leite de suas mães”, afirma.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que até os primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno.

“Durante a campanha coletamos apenas 49 litros de leite materno e distribuímos 43 litros. Até o momento, nós temos uma reserva de 174 litros. No entanto, é necessário para mantermos o estoque nos próximos seis meses de, pelo menos, 366 litros do alimento”, informa Nadja Vieira.

A coordenadora do BL afirma que todos os dias são distribuídos entre 2,5 e 3 litros de leite. A distribuição prioriza os prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Nadja Vieira faz um apelo para as mães que produzem leite em excesso para que doem o alimento.

“Toda mulher sadia que esteja amamentando e com leite além da necessidade do seu filho, pode doar. É possível que o leite seja coletado e armazenado na própria casa da doadora, até que a equipe do Banco de Leite e o Corpo de Bombeiros façam a coleta. Isso é feito duas vezes por semana”, pontua.

O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Interessadas em doar devem manter contato através do telefone.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116760 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.