Coluna de Antônio José Larangeira de 8 de setembro de 2021

Sebastião Cunha, figura amiga e querida.
Sebastião Cunha, figura amiga e querida.

Bibliotecas voltam

A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (FUNTITTEC) está preparando as três bibliotecas municipais de Feira de Santana, que estão em reformas para voltarem a funcionar. São elas: Biblioteca Municipal Arnold Silva, situada na rua Edelvira de Oliveira, a principal existente na cidade e a dos distritos, em Humildes denominada de Manoel Pimenta e Maria Quitéria em São José das Itapororocas de nome Rachel Freitas. O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Coelho, declarou à mídia que Biblioteca Municipal Arnold Silva continuará funcionando, provisoriamente, em um prédio em frente, uma vez que o imóvel passa por ampla reforma.

Modernização

Os feirantes se reuniram em uma audiência pública na Câmara Municipal, para discutir as possibilidades de requalificação do espaço e não a remoção da feira. “Queremos a Feira na Feira”, reivindicou a feirante, que também criticou a falta de diálogo por parte da prefeitura: “eles só impõem, dizendo que temos que limpar a rua; mas a gente não é lixo”. A dificuldade de diálogo com o poder público, aliás, deu o tom das discussões na audiência pública promovida pela Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, que envolveram feirantes, vereadores e especialistas das áreas de Economia, Urbanismo e Cultura. Não possível que um projeto de restauração do centro da cidade, continue com os mesmos costumes e vícios do passado. O que é modernizar?

Inflação

A disparada de preços colocou o Brasil em terceiro lugar no ranking de inflação da América Latina, atrás somente da Argentina e do Haiti, países que enfrentam, respectivamente, uma dura e persistente crise econômica e uma ebulição política e social, marcada por desastres naturais. O acumulado em 12 meses até julho, a inflação do Brasil chegou a 9%, enquanto a da Argentina somou 51,8% e a do Haiti, 17,9%. Os dados integram um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas. Feira de Santana, vem sofrendo também o alto custo de vida, com a falta de condições das pessoas de aquisição de produtos e a proliferação de moradores de rua.

Data da Sociedade

Rádio Sociedade News FM, de Feira de Santana completou 73 anos de fundação ontem. Colbert esteve nos estúdios da rádio, durante o programa Acorda Cidade e destacou a importância da emissora católica, bem como nomes de algumas pessoas que fizeram história ao passar pelo veículo de comunicação. “É a primeira emissora do interior da Bahia e tem uma história muito grande. Os frades capuchinhos a transformaram em uma grande emissora católica uma das maiores que nós temos. Temos pessoas que construíram a sua história e a presença da rádio em todos os ambientes, no mundo inteiro, como nas Copas.

O presidente da Fundação Cultural Antonio Carlos Coelho vai entregar bibliotecas totalmente reformadas e modernizadas.
O presidente da Fundação Cultural Antonio Carlos Coelho vai entregar bibliotecas totalmente reformadas e modernizadas.
O prefeito Colbert Martins Filho saudou os 73 anos da Sociedade News FM.
O prefeito Colbert Martins Filho saudou os 73 anos da Sociedade News FM.
Gal Porto e sua filha aniversariante Mila, em data de b-day.
Gal Porto e sua filha aniversariante Mila, em data de b-day.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3308 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.