Coluna de Antonio José Larangeira de 13 de setembro de 2021

Ada Bahia e a neta Maria Antônia.
Ada Bahia e a neta Maria Antônia.

Academia de Letras

Com o falecimento de vários dos seus membros, a Academia Feirense de Letras, pode ter um futuro a preocupar, pois há um bom tempo o seu conselho diretor não procurou preencher as vagas existentes. Aliás, esta instituição é diferente das demais, pois apesar de pioneira no mundo da intelectualidade feirense, tem um modelo diferente das outras existentes na cidade, que procuram nomear protegidos e amigos dos que capitaneiam, sem se procurar com o seu valor cultural. É de suma importância que os imortais, mais precisamente da atualidade os mais antigos tomem uma posição oportuna. Com a palavra o escritor Eduardo Kruschewsky.

Um ano

Completou um ano, neste domingo, 12, o desaparecimento repentino do restaurateur Zequinha Coutinho, que deixou uma grande lacuna na vida noturna de Feira de Santana. Que falta faz, o Zequinha, nascido Jose Roberto Pereira Coutinho.

Índios

São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens” – assim, o artigo n°. 231 da Constituição Federal de 1988 prevê direitos dos povos originários indígenas sobre o uso comum de terras no Brasil. Mas, a história tem sido outra, como contou o Cacique Payaya no Papo Covid realizado na quarta-feira, transmitido pelo canal da TV UNEB Seabra no Youtube, com evento mediado por Quissila Goes, que atua no Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Moda

Principal entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste brasileiro, Feira de Santana recebeu a primeira loja da Soul Dila fora da Região Metropolitana de Salvador em dezembro de 2018, no Boulevard Shopping. De lá pra cá, a cidade, principal centro urbano, econômico e comercial do interior da Bahia, tem sido um grande polo de crescimento da marca, principalmente por exercer forte influência sobre outros municípios do estado. “Por mais que a praia seja uma constante como inspiração do que criamos, a Bahia como um todo sempre foi presente na moda produzida pela marca”, reflete Mariana Caldas, Gestora de Marketing, relembrando linhas como a “Ser-Tão Nordestino”, que valoriza a região Nordeste e o interior baiano.

Um ano do desaparecimento do restaurateur Zequinha Coutinho, que capitaneava o Ponto do Zequinha.
Um ano do desaparecimento do restaurateur Zequinha Coutinho, que capitaneava o Ponto do Zequinha.
Escritor Eduardo Krtuschewsky e a Academia Feirense de Letras.
Escritor Eduardo Krtuschewsky e a Academia Feirense de Letras.
A arquiteta Ana Cristina Monteiro e o destaque das artes visuais Gil Mario.
A arquiteta Ana Cristina Monteiro e o destaque das artes visuais Gil Mario.
Sobre Antonio José Larangeira 3180 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.