Centenário de Paulo Freire é destaque na TVE Bahia

No mês em que se comemora o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a TVE preparou uma programação especial inédita a partir da quinta-feira (16/09/2021).
No mês em que se comemora o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a TVE preparou uma programação especial inédita a partir da quinta-feira (16/09/2021).

No mês em que se comemora o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a TVE preparou uma programação especial inédita a partir da quinta-feira (16/09/2021). O programa Giro Nordeste entrevista, às 19 horas, a educadora Fátima Freire, filha de Paulo Freire. A emissora vai exibir, às 21 horas, o documentário “40 Horas na Memória” que tem como protagonistas 19 ex-alunos do educador em Angicos (RN).  Em seguida, a emissora estreia o documentário inédito “Fonemas da Liberdade”, um filme a partir de materiais de arquivo coletados por seis outros cineastas sobre o trabalho de alfabetização promovido por Freire.

No início da década de 1960, Paulo Freire dirigiu, no Rio Grande do Norte, um programa piloto de alfabetização de adultos chamado “As 40 Horas”. Angicos, uma pequena cidade no coração do estado nordestino, foi a primeira selecionada para desenvolver ali a pedagogia freireana que, com os Círculos de Cultura, o atual patrono da educação brasileira trazia de Recife (PE).

Há 50 anos, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciou essa experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos, com o Projeto 40 Horas de Angicos de Freire. Para resgatar essa experiência, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário 40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angicos (RN), tendo como protagonistas 19 ex-alunos hoje idosos com idade acima de 70 anos. Filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013, o documentário é ambientado nas residências de cada um dos participantes.

Já o estreante da noite é o filme “Fonemas da Liberdade”, que foi integralmente produzido com imagens e entrevistas antigas. O conteúdo foi se estruturando a partir de materiais coletados por seis outros cineastas e em conversas com eles, assim como com vários dos protagonistas: coordenadores e ex-alunos. O resultado é um documentário de 28 minutos que explora a experiência de Angicos e sua importância para o Brasil hoje.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115173 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.