Campanha da ONU promove exposição e projeções sobre a importância de proteger a Amazônia

Celina Pinayé, Jander Manauara e Micaela Valentim integram a Semana da Amazônia no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O Dia Nacional da Amazônia foi instituído no Brasil pela lei 11.621, para ser comemorado anualmente no dia 5 de setembro.
Celina Pinayé, Jander Manauara e Micaela Valentim integram a Semana da Amazônia no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O Dia Nacional da Amazônia foi instituído no Brasil pela lei 11.621, para ser comemorado anualmente no dia 5 de setembro.

Na semana em que se comemora nacionalmente o Dia da Amazônia, a campanha da ‘ONU Nós>>o movimento’ realiza uma série de ações no Parque Ibirapuera, em São Paulo, para mostrar histórias de personagens que têm ajudado com a conservação da Amazônia. No domingo, 5 de setembro (Dia da Amazônia), acontecem projeções e uma exposição assinada pela artista Moara Tupinambá, que vai retratar por meio de colagens os rostos de cidadãos e lideranças que atuam na proteção do território amazônico.

Entre as pessoas retratadas estão a psicóloga e educadora social Samilly Valadares, o co-fundador da Fundação Amazônia Sustentável Denis Minev, a oceanógrafa Micaela Valentim, a ativista socioambiental Celina Pinayé, o geógrafo Valmir Ortega, o articulador sociocultural Jander Manauara, a gerente no Imaflora e coordenadora da rede Origens Brasil Patrícia Cota Gomes e o coordenador presidente da Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA), Hamilton Condack. A exposição “As vozes pela Amazônia e seus recados para o mundo” ficará no Parque de 5 a 15 de setembro.

A campanha ‘Nós>>o movimento’ tem como objetivo aumentar o diálogo sobre mudanças climáticas no Brasil e reforçar para públicos urbanos e atores estratégicos que o cuidado com o bioma está diretamente ligado a uma vida mais justa e saudável para todas as pessoas. Para além disso, ela busca mostrar de que maneira o clima está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis e são acessíveis, práticas e realistas.

Ao divulgar ações desenvolvidas a favor do meio ambiente em diversos lugares do país, a campanha busca envolver os brasileiros com a realização da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26, que acontece de 1° a 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia.

A iniciativa pretende fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza. Ações por todo o país ganham visibilidade, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais. A campanha também irá articular novas conexões e conversas sobre a agenda climática.

Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) – que coordena a campanha da ONU no país em colaboração com a organização de mobilização social Purpose -, é fundamental jogar luz na discussão sobre a proteção da Amazônia e sobre a agenda climática. “Celebramos o trabalho de cidadãos, organizações e empresas que ajudam a manter a Amazônia viva. Desta forma, queremos ampliar o debate e mobilizar ainda mais pessoas para que reforcem a importância da floresta e de seus defensores na construção de um presente e um futuro melhor para as pessoas e para o planeta”, reforça.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114870 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.