ALBA: Deputado Adolfo Menezes elogia esforços de parlamentares ao aprovar propostas de interesse da população

Deputado Adolfo Menezes diz que Poder Legislativo cumpre seu dever em meio à pandemia.
Deputado Adolfo Menezes diz que Poder Legislativo cumpre seu dever em meio à pandemia.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, em sessão mista (presencial e remota) conduzida pelo presidente Adolfo Menezes, na tarde desta terça-feira (28/09/2021), o Projeto de Lei nº 24.263/2021 do Executivo, que autoriza o Governo do Estado a ceder créditos de precatório federal a instituição financeira pública e três Projetos de Lei da bancada feminina.

Adolfo Menezes, afirmou que as deputadas e deputados não têm medido esforços para apresentar e votar iniciativas de interesse e em benefício da população de toda a Bahia, mesmo diante da grave crise sanitária que assola o país, com a pandemia da Covid 19.

“Estamos cumprindo o nosso dever, em parceria com o Executivo e demais entes estatais, de votar projetos e outras propostas em prol da sociedade”, disse o chefe do Legislativo estadual.

A cessão de créditos autorizada pelo PL nº 24.263/2021 é parcial e até o limite de R$ 750 milhões. São créditos decorrentes de precatório a ser incluído no orçamento da União, tendo em contrapartida os recursos financeiros correspondentes. O PL refere-se à Ação Cível Originária nº 648, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Da bancada feminina foram aprovados os PLs 21.441/2015, da deputada Ivana Bastos (PSD), que assegura à lactante o direito de amamentação em estabelecimentos comerciais, prédios públicos, dentre outros, localizados no estado; o 24.718/2019, da deputada Maria Del Carmem (PT), criando o dia da pessoa com fibromialgia e o atendimento preferencial aos portadores da síndrome; e o 24.107/2021, da deputada Olívia Santana (PCdoB), que estabelece a distribuição de absorventes em ambientes educacionais, de saúde, prisionais e cria uma política para a conscientização e combate à pobreza menstrual.

Na mesma sessão foram votadas as prestações de contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com relatórios financeiro e de atividades dos exercícios de 2011 a 2015; e PLs com declarações de utilidade pública para mais de uma dezena de instituições.

A votação do PL 24.286/2021, instituindo a obrigatoriedade do comprovante de vacinação contra a Covid-19 a todos os servidores e agentes públicos estaduais, foi adiada pela segunda sessão consecutiva.

Orçamento 2022

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da Bahia para 2022, que prevê um crescimento em relação ao orçamento deste ano, será entregue amanhã (29.09), às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia. O documento será entregue pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, ao presidente da casa, deputado Adolfo Menezes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.