Vereador Fernando Torres usa poder político para fragilizar independência de opositores na Câmara Municipal de Feira de Santana; Pedro Américo contesta e tenta conter abusos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vereador Pedro Américo apresenta emenda a projeto vetando a distribuição de gratificações na Câmara Municipal Câmara Municipal de Feira de Santana.  Outra emenda apresentada pelo edil  evita a criação de 18 novos cargos propostos pelo presidente Fernando Torres.
Vereador Pedro Américo apresenta emenda a projeto vetando a distribuição de gratificações na Câmara Municipal Câmara Municipal de Feira de Santana.  Outra emenda apresentada pelo edil  evita a criação de 18 novos cargos propostos pelo presidente Fernando Torres.

Tramita na Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), o Projeto de Lei 128/2021, de autoria da mesa diretora, do presidente Fernando Torres, que extingue os cargos de Assessor Especial para vereadores. O presidente propôs a extinção desses cargos alegando redução de custos na folha do legislativo, porém cria 18 cargos de nomeação da Mesa Diretora.

O vereador Pedro Américo (DEM), em contrapartida, apresentou duas emendas ao Projeto, também assinadas pelos sete vereadores da base do governo: uma delas diz que os cargos podem até ser extintos, mas que não se deve criar 18 novos cargos para mesa diretora, uma vez que a alegação da extinção tem como justificativa a redução de custos. A outra emenda do vereador propõe que, além da extinção destes cargos, seja vetada a incorporação de gratificação na remuneração dos assessores de todos os vereadores da Câmara.

No contexto dos fatos, observa-se que a atuação de Fernando Torres objetiva fragilizar o poder político dos vereadores de oposição, ao passo em que concentra mais indicações de pessoas para cargos em comissão a serem feitas por ele próprio, objetivando beneficiar os débeis edis que lhe seguem e, usado para tal fim, critérios meramente de interesse pessoal.

Em outra frente, denúncias de possíveis e graves abusos de poder político, administrativo e severas falhas de conduta ética se avolumam contra a atual gestão da CMFS, ao passo em que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público da Bahia (MPBA) permanecem inertes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.