Veja como assistir TV online

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Equipamentos como a Claro Box TV permitem acessar serviços de streaming e canais de TV a cabo com alta qualidade de imagem e som.
Equipamentos como a Claro Box TV permitem acessar serviços de streaming e canais de TV a cabo com alta qualidade de imagem e som.

Já passou o tempo em que a TV aberta era uma das únicas opções de entretenimento e toda a família se reunia em volta do único aparelho da casa para assistir à novela. Hoje em dia, não é raro encontrar pessoas que nem se preocupam em ter uma televisão ou antena, pois se viram muito bem com a internet e os aplicativos de streaming.

Por outro lado, tem vezes que a boa e velha TV faz falta, né? Para assistir aquele reality show que está todo mundo comentando, uma partida do seu time do coração ou mesmo um telejornal, para entender melhor tudo que está acontecendo. Nesses casos, a TV online é uma ferramenta muito útil, pois permite que você assista à programação dos canais em qualquer dispositivo com acesso à internet — como um computador ou smartphone.

Nessa matéria, nós não vamos mencionar aqueles aplicativos de transmissão com sinal pirata de todos os canais possíveis e imagináveis. Além de serem ilegais, a maioria deles costuma ser bastante instável e alguns até podem instalar conteúdos prejudiciais no seu dispositivo (leia-se vírus). Além disso, na maioria dos casos eles nem são necessários, já que, atualmente existem muitas formas legais de ver TV online. Confira algumas, a seguir.

1. Tenha um celular com TV digital

Muita gente nem sabe disso, mas muitos aparelhos de celular com sistema Android têm funções de TV digital nativas. Em alguns modelos, basta conectar o fone de ouvido, que funciona como antena, para começar a captar os sinais de rádio que mandam as imagens direto para a tela do seu smartphone.

Isso é especialmente comum em aparelhos mais acessíveis das linhas da Motorola, LG e Samsung. Vale a pena dar uma fuçada no menu do seu celular para conferir se ele tem essa função. Se ele não tem, o smartphone de alguém na sua casa deve ter!

2. Acesse os streamings das emissoras

Se antes muitas emissoras de televisão encaravam a internet como uma inimiga, agora elas entenderam que essa tecnologia é uma aliada. Por isso, elas mesmas compartilham o sinal de sua programação nos sites ou em apps de streaming. Alguns até funcionam em smart TVs, caso você tenha o aparelho e apenas não tenha a antena.

É o caso do Globoplay, por exemplo. Por R$ 22,90, você pode acessar todas as novelas, reality shows, jornais e outros programas da emissora. Mas se você só quer assistir o que está passando ao vivo na Globo, não precisa ser assinante. O sinal está disponível de graça em várias capitais do Brasil. Algo semelhante acontece com o PlayPlus, da Record, que é pago mas dá acesso ao sinal da emissora também no plano grátis.

Quem é fã do SBT pode assistir aos programas direto no site da emissora. É só acessar pelo navegador de internet do seu computador ou celular e clicar no botão “Ao Vivo”, que aparece na parte de cima da tela. A Band também oferece um aplicativo próprio que é gratuito.

3. Assine os streamings de TV paga

Os canais por assinatura — como HBO, Telecine ou ESPN — também têm streaming, mas eles costumam ser pagos. Se você não quer investir em um aparelho de televisão ou num plano completo de TV paga, eles podem ser boas alternativas.

Recentemente, a operadora Claro lançou o serviço “Claro Box TV“, que envia os sinais de diversos canais da TV por assinatura via internet por um preço bastante acessível. É uma opção legal, mais segura e estável aos streamings ilegais.

4. Use um login da TV a cabo

Mas ainda falando em TV por assinatura, a maioria das operadoras oferece um login de streaming em seus pacotes. Assim, o cliente pode aproveitar a programação em qualquer dispositivo, mesmo que não esteja em casa.

Isso é muito útil para assistir aquela partida de futebol que está passando na hora em que você está longe da TV, mas com o celular na mão. Também para aproveitar filmes e séries quando você está viajando e não tem TV por assinatura na hospedagem da praia, por exemplo. Até mesmo em casa: se todo mundo está assistindo algo na TV da sala, você pode ver outra coisa no tablet.

No caso da Claro, o serviço de streaming NOW oferece sinal ao vivo e uma infinidade de outros filmes e séries para todos os planos de TV por assinatura e internet. Muitas pessoas nem sabem que esse tipo de serviço existe e está incluso nos planos!

5. Youtube e Facebook Watch

Como dissemos, cada vez mais as emissoras estão entendendo que a internet não é uma inimiga, mas sim uma aliada. Por isso, há canais que fazem até transmissões abertas em sites de vídeos como o Youtube.

Isso é comum, em especial, no futebol: há partidas de vários campeonatos transmitidas pelos times em seus canais na plataforma. Além disso, o Esporte Interativo faz bastantes transmissões, de vários campeonatos, pelo Facebook Watch. Antes de se preocupar em assinar algum streaming ou baixar um app ilegal cheio de vírus, que tal dar uma conferida nesses apps que você já utiliza?

Por fim, um aspecto que é importante ter em mente antes de começar a assistir TV online é a qualidade da sua conexão. Para ter uma boa imagem, você precisa de internet rápida! Um bom plano de banda larga fixa com Wi-Fi é o mais recomendado — e se você quiser assistir TV online usando o 4G, tome cuidado para não gastar toda sua franquia em pouco tempo!

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.