UFRB agenda inauguração da Usina e Laboratório de Energia Solar do CETENS em Feira de Santana

Usina e Laboratório de Energia Solar são inaugurados em unidade da UFRB de Feira de Santana.
Usina e Laboratório de Energia Solar são inaugurados em unidade da UFRB de Feira de Santana.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza solenidade de inauguração da Usina e Laboratório de Energia Solar do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), na sexta-feira (06/08/2021), às 10h, na sede da instituição (Rua Godofredo Rebello de Figueiredo Filho, 697, Bairro Sim, Feira de Santana).

O projeto batizado de “Usina Recôncavo Solar”, nome escolhido pela comunidade da UFRB e funcionários da AMARA-E, é composto por 16 módulosconectados à rede de distribuição (On-Grid), doados e instalados pela empresa que quer, com esse investimento, contribuir para o desenvolvimento da Energia Solar na região de Feira de Santana, onde a AMARA-E já possui dois Centros de Distribuição instalados e em operação, que somam aproximadamente 70.000m2 de área total, ambos com pé direito de 12m.

A Usina Recôncavo Sola pode gerar de 10 a 20% da energia elétrica do CETENS e será também laboratório para disciplinas do curso de Engenharia de Energias e para a pesquisa em energia solar fotovoltaica, já que é composta por módulos de diferentes tecnologias, os quais poderão ser avaliados em termos de eficiência energética, padrão construtivo, adequação à região e outros aspectos técnicos.

“Temos a certeza de que essa Usina Recôncavo Sola é apenas o início das atividades de cooperação entre a UFRB, a AMARA-E e Feira de Santana” disse o diretor do CETENS, professor Jacson Machado Nunes.

Participarão da solenidade presencial, o reitor, Fábio Josué; o vice-reitor, José Mascarenhas Bisneto; o diretor e o vice-diretor do CETENS, respectivamente, Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos; o coordenador técnico do Laboratório Jadiel Pereira e a coordenadora do curso de Engenharia de Energias, Carine Tondo Alves, representada pelo coordenador da Área de Energias, Luciano Hocevar; o diretor comercial e o gerente de Projetos Fotovoltaicos da AMARA-E Brasil, respectivamente, Felipe Pimenta da Cunha e Vitor Pedreira Santiago González; o vice-presidente da FIEB, João Baptista Ferreira e o presidente do CIFS, Augusto Fábio de Castro Soares.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.