Sustentabilidade, saberes e vivências do rural da Bahia é tema de livro digital disponível para o público

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Livro Sustentabilidade, Saberes e Vivências no Rural Baiano está disponível em versão digital no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Livro Sustentabilidade, Saberes e Vivências no Rural Baiano está disponível em versão digital no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Com textos de grande interesse para o público ligado ao universo da agricultura familiar, já está no site www.sdr.ba.gov.br, o livro Sustentabilidade, Saberes e Vivências no Rural Baiano, disponibilizado em versão digital, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio por meio da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

A publicação é resultado da sistematização dos conhecimentos, diversidade de saberes e transversalidade de ações de popularização da ciência na Bahia, produzidas durante a realização da I Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia: Tecnologia, Inovação e Vivências no Rural, uma iniciativa da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável.

A obra apresenta uma riqueza de textos de acadêmicos, cientistas, pesquisadores, extensionistas e gestores públicos e transcreve a realidade de vida da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais, sendo eles próprios protagonistas e autores de alguns artigos que compõem a coletânea.

O livro teve como organizadores José Augusto de Castro Tosato, coordenador da Cepex/SDR, Carla Craice da Silva, demógrafa e professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira (Unilab), Helca Lícia Alves, mestra em Políticas Públicas e coordenadora técnica da Cepex/SDR, Danilo Uzêda, historiador, autor de diversos livros e coordenador de projetos de Inclusão Produtiva da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).

José Tosato explica que o livro é a primeira publicação da Editora Cepex/SDR, disponível para publicações relacionadas à agricultura familiar e o desenvolvimento rural. Ele ressalta que o livro traz reflexões, traduzidas em textos úteis para se pensar as ruralidades baianas: “São 32 textos, separados em nove blocos, com uma linguagem de fácil compreensão. Isto é fruto de uma grande parceria, que resultou numa produção de grande diversidade e riqueza”.

Carla Craice afirma que foi com entusiasmo que participou da construção do livro, especialmente pela sua proposta: “A linguagem com maior possibilidade de circulação, algo que não é comum na produção editorial e acadêmica, além de trazer vozes a partir de distintas perspectivas – não apenas das pesquisas científicas – e sim de atores e atrizes que vivenciam e constituem a pluralidade deste rural, como pescadores/as e marisqueiros/as, produtores e produtoras do campo, quilombolas e terreiros”.

A professora da Unilab observa que o livro tem como proposta tratar questões como as da agricultura familiar, mudanças climáticas, educação no campo e quilombola, segurança alimentar e racismo ambiental, relevantes para as ruralidades no contexto baiano, com contribuições de textos curtos para que a produção circule de forma ampla, alcançando, desde estudantes da educação básica, agricultores e agricultoras, entre outros grupos.

De acordo com Helca Lícia Alves, coordenadora técnica da Cepex/SDR, o livro vai compor as bibliotecas das escolas da Rede Pública do estado, além de outras bibliotecas e espaços de formação, ampliando o horizonte de conhecimento sobre a realidade socioambiental e rural da Bahia: “Observamos uma grande importância da publicação, que é a da possibilidade de contextualização da realidade rural da Bahia, na formação educacional”.

Para Danilo Uzêda, o livro sintetiza as recentes experiências e saberes na dimensão agroecológica em diálogo com a agricultura familiar, camponesa, ribeirinha, povos originários e comunidades tradicionais: “Esse enorme campo científico e suas experiências sociais necessitavam, há muito, de um espaço privilegiado para leitura, que ora a publicação alimenta”.

Instituições parceiras

Contribuíram para a disponibilização do livro instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), a UNILAB, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), as secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), CAR/SDR e o Centro de Cultura do Vale do Iguape (CECVI).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]