SJDHDS garante acolhimento a milhares de pessoas em situação de rua na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Pessoas em situação de rua na Bahia recebem apoio do Governo do Estado.
Pessoas em situação de rua na Bahia recebem apoio do Governo do Estado.

Com o objetivo de promover atendimento especializado e o desenvolvimento integrado das políticas públicas voltadas à população em situação de rua, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) desenvolve ações e apoia os municípios do estado com oferta de serviços específicos, como os Centros Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social e Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias, num investimento de mais de R$  4 milhões por ano.

Os atendimentos buscam ter como resultado a garantia da proteção social, e identificar as pessoas que se encontram em situação de rua, bem como as violações de direitos a que eles estão expostos. As ações especializadas realizadas pelas equipes multiprofissionais se dão a partir das escutas qualificadas e encaminhamentos para os diversos serviços.

“Essa é uma questão que requer a atenção de todos nós, do poder público, e da sociedade também. Estamos vendo a situação se intensificar de maneira exponencial nos últimos anos. O número de pessoas em situação de rua tem aumentado e o nosso esforço é para amparar esse público, oferecer possibilidade, manter a dignidade e os direitos de todas as pessoas”, declarou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Atualmente, só nos Centro Pop, unidades públicas voltadas para o atendimento especializado à população em situação de rua, localizados em 13 municípios, no período de janeiro a dezembro de 2020, foram realizados 108.928 atendimentos, com encaminhamento de 17.882 pessoas a outros serviços da rede. O Serviço Especializado em Abordagem Social, que atua no atendimento nos espaços públicos da rua para inserção na Política de Assistência Social e demais políticas públicas (Saúde, Justiça, Educação, dentre outras), realizou 105.128 atendimentos de abordagem, refletindo em 69.490 pessoas abordadas.

Já através do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família, que oferta acolhimento imediato e provisório à população em situação de rua, buscando garantir condições de estadia, convívio e endereço de referência, além de atender de forma qualificada e personalizada, ofertando 725 vagas.

Além disso, a SJDHDS desenvolve capacitações, assessoramento, orientações técnicas e monitoramento dos municípios com essas ofertas, e tem a função de coordenar o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para População em Situação de Rua.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial da SJDHDS, Márcia Santos, “os serviços socioassistencias voltados à população em situação de rua garantem atenção às necessidades mais imediatas de indivíduos e famílias que estão nas ruas, buscando promover acesso à rede e às demais políticas na perspectiva da superação de violações de direitos, fortalecimento dos vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida”, explica ela.

Programa Corra Pro Abraço

Ainda no âmbito da SJDHDS, o Programa Corra pro Abraço, através da atuação a partir das demandas verificadas junto à população em situação de rua, promovem atividades e intervenções. Só neste ano, o programa já realizou 11.779 atendimentos, entregou 2.870 kits-lanche e 25 cestas básicas nos territórios da Gamboa, Água de Meninos, Piedade, Pela Porco, Aquidabã e nas Unidades de Apoio na Rua – UAR no Largo dos Mares e na Ladeira da Fonte das Pedras.

Durante a pandemia da Covid-19, a equipe do Corra Pro Abraço lançou a campanha Corra para a Prevenção, na qual foram instaladas pias comunitárias e organizada a arrecadação de alimentos e insumos de higiene, além das ações de sensibilização sobre uso de máscaras e os cuidados.

O Corra também desenvolve o Curso Redução de Danos, uma estratégia central do programa, com vistas à promoção do cuidado, do autocuidado e da formação de redutores de danos que multipliquem as práticas nos territórios. Além de Oficinas de Incentivo à Leitura e à Escrita, rodas de conversa e socialização através da arte educação e uma série de ações desenvolvidas a fim de promover vínculos e garantir a cidadania.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Em 19 de Agosto é lembrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data é alusiva em memória das pessoas feridas e assassinadas no que ficou conhecido como o “Massacre da Sé”, ocorrido em São Paulo. Em virtude disso, mobilizações ocorrem na Semana Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua, para chamar a atenção da sociedade sobre a efetivação de políticas públicas direcionadas às pessoas que vivem nas ruas e da conscientização do respeito e inclusão dessa população.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]