Salvador: Segundo Livro de Ricardo Ishmael tem contracapa assinada por Carlinhos Brown e apresentação de Mabel Velloso

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
‘O Menino de Asas Invisíveis’ será lançado através do instagram do autor.
‘O Menino de Asas Invisíveis’ será lançado através do instagram do autor.

O segundo livro de Ricardo Ishmael será lançado nesta sexta-feira (06/08/2021), no Instagram do autor. A publicação é a segunda infantojuvenil do escritor e a terceira de carreira. ‘O Menino de Asas Invisíveis’ (Mojubá Editora, R$40,00, 40 págs.) Têm contracapa assinada pelo cantor, compositor e instrumentista, Carlinhos Brown e apresentação da escritora Mabel Velloso.

O que existe depois que o mar acaba? Essa é a pergunta que inquieta o pequeno Hadouk, personagem principal do livro. Criado pela Bisa Bargé, a centenária bisavó que “tem cheiro de alecrim e sabe de todas as coisas”, Hadouk viaja na imaginação até chegar à Terra Mãe, ao continente dos seus antepassados.  Asas que surgem misteriosamente levam o pequeno herói à África, e o colocam diante da sua própria história. Hadouk descobre que é descendente de reis e rainhas africanos, de um povo guerreiro que viveu em paz e harmonia até a chegada de traficantes de pessoas.

A ideia central do livro, segundo Ricardo Ishmael, “é trazer a perspectiva de uma criança sobre a história do seu povo, e, portanto, a sua própria história, marcada por lutas, resistência e solidariedade”. Para o autor, o fundamental é fazer com que “todas as crianças, especialmente as negras, se reconheçam no personagem Hadouk, um menino apaixonado pela África e por todas as referências de mundo que vêm dela”.

As ilustrações de “O Menino de Asas Invisíveis” foram criadas pelo ilustrador e designer gráfico George Lopes, que utilizou a técnica da pintura manual, seguida da digitalização dos desenhos. Para desenvolver as personagens do livro, Lopes fez uma cuidadosa pesquisa sobre o continente africano, a fim de encontrar as cores, as texturas e as referências que compõem a história de Hadouk e da Bisa Bargé”.

O texto de apresentação ficou a cargo da professora e escritora Mabel Velloso, cuja parceria com Ricardo Ishmael vem de longa data. Foi ela quem assinou a “orelha” do primeiro livro de Ishmael, “O Curioso Destino de Rita Quebra-Cama”. Nas palavras de Mabel, “asas invisíveis nos fazem voar no ontem, nos levam a olhar o mar e um menino até os seus ancestrais”. Segundo ela, “o livro faz pensar no que se passou e no que há de vir. É uma viagem no tempo”.

A publicação tem 40 páginas e o projeto editorial é da Mojubá Editora. O livro será lançado no dia 6 de agosto, às 19h, na Live no Instagram do autor (@ricardoishmael), que contará com a participação do ilustrador e de outros convidados.

Sobre o autor

“O Menino de Asas Invisíveis” é o terceiro livro do jornalista, apresentador e escritor Ricardo Ishmael. É mais uma obra voltada para a infância e a juventude. O primeiro livro deste gênero, “A Princesa do Olhinho Preguiçoso”, foi lançado em agosto de 2020, e hoje concorre ao troféu de Melhor Livro infantojuvenil do 63º Prêmio Jabuti, referência entre os prêmios literários do país.

Além da versão em português, “A Princesa do Olhinho Preguiçoso” foi traduzido para o inglês (“The Princess with a Little Lazy Eye”) e para o espanhol (“La Princesa y su Ojito Vago”). As três versões foram adotadas por diversas escolas de Salvador e do interior do estado e estão à venda no site da Mojubá Editora: (mojubaeditora.com.br).

Além dos infantojuvenis, Ricardo Ishmael tem um livro voltado para o público adulto, “O Curioso Destino de Rita Quebra-Cama e outros contos”, com histórias de ficção ambientada no sertão nordestino.

Nascido em Serrinha, no semiárido baiano, Ishmael começou a vida acadêmica no curso de Licenciatura em História da UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana. É bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. Teve passagem pela especialização em Roteiros para TV, Cinema e Vídeo e há 11 anos é o apresentador titular do Jornal da Manhã, da Rede Bahia de Televisão. Ainda este ano, lançará mais um livro infantojuvenil, “Deu a Louca na Bicharada”, também pela Mojubá Editora. E não para por aí: em 2022, Ricardo Ishmael pretende lançar o seu primeiro romance, “Um Canto de Amor para Darlene”, obra de ficção inspirada na história real da travesti cearense Dandara Kettley.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]