
Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica realizaram nesta quarta-feira (11/08/2021) doação voluntária de sangue. Cerca de 800 membros das Forças Armadas participaram da ação, que objetivou ampliar o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), em Salvador.
A Marinha revelou que, desde o início da pandemia, essa foi a 16ª participação de militares em ações deste tipo e que em razão da crise sanitária da covid-19, o indicador de doação nacional de sangue apresentou queda de mais de 10%. Os dados são comparados com 2019, que totalizou 3,27 milhões de doações, contra as 2,95 milhões registradas em 2020, informa o Ministério da Saúde.
Comandantes estimulam
O almirante Almir Garnier, comandante da Marinha do Brasil, e o vice-almirante Humberto Caldas, comandante do 2º Distrito Naval (2º DN) participaram da campanha, incentivando os membros da armada a contribuir com a saúde da comunidade civil.
Doação segura
A doação de sangue é segura, não traz risco ao doador, é feita em menos de uma hora. O interessado doa 450 ml de sangue que são repostos pelo organismo em 24 horas. Essa quantidade faz uma diferença na vida de até quatro pessoas necessitadas, informa o Hemoba nas campanhas.