Restaurante oferece experiência lusitana em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Boteco Português proporciona vivências imersivas na gastronomia.
Boteco Português proporciona vivências imersivas na gastronomia.

Apaixonados pela cultura lusitana já podem viver, em Salvador, a sensação de imergir no sabor e surpresas de Portugal. Isso porque o Boteco Português, bar restaurante especializado na gastronomia típica da região, promete uma viagem gastronômica da entrada ao aperitivo.

Segundo o TasteAtlas – guia experimental de viagem com foco em comidas tradicionais, a gastronomia portuguesa ocupa o lugar de quarta melhor do mundo, atrás somente da italiana, grega e espanhola. Para além dos doces, pasteis, defumados, bacalhau, sardinha e mariscos, a cozinha portuguesa revela surpresas, a exemplo da feijoada portuguesa, leitão e arroz de pato.

Com estilo bar-restaurante, o Boteco Português oferece, além da boa gastronomia lusitana, um espaço com características dos estabelecimentos encontrados nas cidades do país.

Localizado no Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios de Salvador, o Boteco Português nasceu do desejo de dois amigos, Giuseppe Salvetti e Everty Rocha, inspirados em trazer para Salvador uma proposta diferenciada de uma taberna tradicional português. “Além de oferecer boa comida, o estabelecimento vem com a proposta de um menu único, preço acessível e ambiente descontraído”, destacam.

Para os sócios, o que promove a sensação de imersão em um ambiente gastronômico português, além do próprio espaço e atendimento, é principalmente o cardápio, com direito a petiscos, pratos e sobremesas feitos com as mais antigas e tradicionais receitas conventuais portuguesas. “Conhecidas como aquelas famosas receitas das vovós!”, frisa Giuseppe.

O bar-restaurante conta ainda com um menu bastante diversificado. “Aqui nós apresentamos pratos, como o tradicionalíssimo leitão assado da bairrada, a feijoada portuguesa com feijão branco, morcela e outras carnes suínas. Além do pernil assado das beiras, arroz de pato da lezíria e tantas outras delícias”, explica Everty.

Investindo na produção artesanal, a casa oferece ainda pães de fabricação própria e a famosa broa portuguesa, ambos tradicionais. Para quem busca um fim de tarde leve e divertido, o bar oferece uma ampla cartela de cervejas, vinhos, destilados, coquetéis e drinks contemporâneos.

Para os amantes da culinária lusitana, os nomes dos pratos são alguns dos destaques da casa. “No menu estão nome típicos tradicionais portugueses, como o prato “Pica-Pau”, que são feitos com febras de porco em vinhas d ́alho, cortadas em aperitivo com mostarda em grão, acompanhada de azeitonas marinadas, batatinhas a murro, pão, broa caseira e molhos artesanais”, revela Giuseppe.

Outro prato típico bastante requisitado é o “Punheta de Bacalhau” – lascas de bacalhau cru demolhado, cebola, pimentão e salsa picada, regado com emulsão de azeite virgem, colorau e servido com broa de milho caseira, azeitonas marinadas, tomate confitado e molhos artesanais. “Ainda tem “Chouriço Bêbado na Cachaça”, que é um chouriço caseiro assado na cachaça, com broa de milho e pão caseiro, batata frita, azeitonas marinadas e molhos artesanais”, completa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]