NEOJIBA promove terceira edição do Festival Encanta com apresentações, oficinas e conversas sobre canto coral

Cartaz anuncia 'Espetáculo Encanta'.
Cartaz anuncia 'Espetáculo Encanta'.

Agosto é o mês do canto coral no NEOJIBA. Pelo terceiro ano consecutivo, o programa social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realiza o Festival Encanta, que começa na próxima quinta-feira (19/08/2021) e vai até o dia 27/08. O Encanta é uma iniciativa viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. O Festival é também uma ação do Governo do Estado da Bahia e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. As apresentações, oficinas, palestras e ensaios abertos terão a participação de artistas renomados do Brasil e do exterior e serão transmitidas ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube do NEOJIBA.

O Coro Infantil e o Coro Infantojuvenil do NEOJIBA irão abrir o festival às 17h do dia 19, com um recital de músicas brasileiras. A apresentação também vai contar a história do movimento vocal no programa, que já tem mais de uma década. O evento será transmitido diretamente do Parque do Queimado, na Liberdade, seguindo todos os protocolos de segurança vigentes. A sede do NEOJIBA também abrigará o concerto do Coro Juvenil, principal formação de canto coral do programa, que acontece na manhã de domingo, 22, às 11h.

As palestras e bate-papos começam na sexta, 20, às 15h, com a musicista e educadora baiana Carmen Mettig. Ela irá falar sobre a pedagogia Willems, criada pelo professor belga Edgar Willems, com quem Carmen estudou. Também na sexta, às 17h, os maestros Marcos Rangel e Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, irão conversar sobre a história da ópera barroca. O tema será aprofundado na segunda-feira, 23, às 13h, com uma palestra do maestro argentino Leonardo García Alarcón, uma das maiores referências em música barroca na atualidade. Alarcón vai falar sobre a ópera “Dido e Enéas”, composta pelo britânico Henry Purcell e apresentada pela primeira vez em 1689.

Considerada uma das maiores obras do período barroco, a ópera “Dido e Enéas” também irá tematizar as oficinas do festival, que começam na segunda, 23, e seguem até sexta, 27, sempre no turno da tarde. Os encontros com os integrantes do NEOJIBA serão conduzidos presencialmente pela cantora lírica Marília Vargas, com orientação de interpretação do diretor teatral Márcio Meirelles. Ao longo da semana, das 17h às 18h, também ocorrerão ensaios abertos, quando o público terá a oportunidade de vivenciar o processo de criação para a encenação do primeiro ato da ópera. Os ensaios serão comandados por Márcio Meirelles e pela maestrina Lucie Barluet, coordenadora do Núcleo de Canto Coral do NEOJIBA.

Depois dos ensaios, vem a estreia. O festival será encerrado com a apresentação do primeiro ato de “Dido e Enéas”, no dia 27/8, às 18h. A montagem completa da ópera fará parte da programação do aniversário de 14 anos do NEOJIBA, comemorado em outubro.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120511 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.