Feira de Santana: Transposição do Rio São Francisco pode chegar à Bahia, beneficiando o Distrito de Jaguara, diz governo Colbert Martins

A obra de transposição é um projeto de 2010, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que contemplava apenas barragens, mas foi aperfeiçoado e vai ser estendido até São José do Jacuípe.
A obra de transposição é um projeto de 2010, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que contemplava apenas barragens, mas foi aperfeiçoado e vai ser estendido até São José do Jacuípe.

A necessidade de construção do Canal do Sertão, para transpor água do Rio São Francisco, do lago de Sobradinho até o município de São José do Jacuípe, onde fica localizada a terceira maior barragem do estado da Bahia, foi assunto de reunião entre integrantes do Comitê do Paraguçu, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana, Secretaria Estadual de Agricultura, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e autoridades dos municípios de São José do Jacuípe e Várzea da Roça na última terça-feira (17/08/2021).

Segundo o chefe de Educação Ambiental da Prefeitura de Feira de Santana, João Dias, a iniciativa tornaria o rio Jacuípe perene, beneficiando os municípios de Gavião, Nova Fátima, Riachão, Serra Preta, Anguera, Candeal e Feira de Santana. Ele destaca ainda que o Canal do Sertão beneficiaria diretamente o distrito de Jaguara.

“A expectativa é que auxilie o distrito, já que no período que deveria ocorrer a cheia das águas do rio Jacuípe, que cortam Jaguara, não acontece. Já no período seco, a pouca água que tem se torna salina”, explica João Dias.

A obra de transposição é um projeto de 2010, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que contemplava apenas barragens, mas foi aperfeiçoado e vai ser estendido até São José do Jacuípe. A execução envolve o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado da Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.