FAPESB lança edital para investir R$ 2 milhões em empresas inovadoras

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou, com transmissão pelo Canal no Youtube da Secti o edital Tecnova 2.
Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou, com transmissão pelo Canal no Youtube da Secti o edital Tecnova 2.

No mês em que completa 20 anos de existência com diversos eventos, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou, nesta quinta-feira (05/08/2021), com transmissão pelo Canal no Youtube da Secti, o edital Tecnova 2, que vai investir R$ 2 milhões em empresas de pequeno e médio porte, que desenvolvam produtos, serviços ou processos inovadores no Estado da Bahia. As inscrições para o edital, que foi publicado hoje no Diário Oficial, encontram-se disponíveis no site da Fapesb. Além disso, uma revista também foi lançada, com foco em apresentar e celebrar os resultados alcançados pelas empresas apoiadas no Tecnova 1.

O evento contou com a apresentação de duas empresas aprovadas no primeiro Tecnova, para demonstrar seus trabalhos e os produtos desenvolvidos até então. Presente na mesa de abertura, junto a diversos atores do Ecossistema de Inovação, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro, lembrou a importância da pesquisa científica no atual momento. “Precisamos exaltar a ciência como portadora de futuro e de redesenho da nossa sociedade. Os momentos que enfrentamos em crise pela covid-19 não são fáceis, mas precisamos fazer da CT&I, uma forma de passar por essas dificuldades. Além do lançamento do Tecnova 2, lançaremos no final deste mês o Centelha Bahia 2. Há pouco lançamos o Governo Inteligente e amanhã encerram as inscrições para o Inventiva. Todos são editais que definem o objetivo do Governo da Bahia em levar oportunidades à população, amparada na capacidade de produzir conhecimento e tecnologia como uma porta para o futuro”.

O diretor da Fapesb, Márcio Costa afirma que é uma enorme satisfação lançar mais este edital da Fundação, que ao longo desses últimos 20 anos tem se empenhado no compromisso de gerar desenvolvimento para o Estado, através de ciência, tecnologia e inovação. “Ao longo dessas duas décadas, tivemos 270 editais lançados, 7800 projetos de pesquisa contratados e 300 empresas apoiadas. Esses números demonstram a importância que a Fapesb tem para o ecossistema de CTI na Bahia e esperamos continuar a investir, cada vez mais, ao longo dos próximos anos”, celebrou Márcio.

O superintendente de Pesquisa Aplicada da Finep, Marcelo Camargo, utilizou uma metáfora para celebrar e exaltar o aniversário da Fapesb e o lançamento do edital. “A Bahia é o berço negro do Brasil. Tem um ditado africano que diz o seguinte: ‘se você quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá acompanhado’. Esse é o espírito da parceria entre as fundações, a Finep e a Fapesb, através do esforço coletivo para que, em um país tão desigual, a gente possa vencer as dificuldades por meio da CT&I. É fundamental que a gente consiga tirar do eixo sul-sudeste o foco exclusivo da utilização de recursos em CTI, para transferir também às outras regiões, como Norte e Nordeste. Por isso, o trabalho da Fapesb é essencial ao diversificar esse investimento em outros locais do mapa”.

Para Luiz Gurgê, chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), apoiadora do lançamento do Tecnova 2, a importância e a necessidade de aperfeiçoamento tecnológico no Estado tem contribuído imensamente no avanço da Bahia, com grande contribuição da gestão da Secti, à qual a Fapesb é vinculada. “Ressalto a aprovação da redução de 50% do ICMS para pequenos provedores de internet. Por este feito, parabenizo a Secti, pois essa é uma ação que vai fazer nosso Estado avançar muito. Também parabenizo a Fapesb pelo lançamento do Edital e da Revista Tecnova 2, pois a tecnologia é importante para que a gente tenha mais qualidade de vida e geração de empregos, além do desenvolvimento econômico para o nosso povo”.

Parceiro presente em diversas ações da Secti, o Sebrae, por meio do diretor técnico Franklin Santos, corrobora com os demais participantes neste momento de celebração. “A Fapesb se mantém nesses 20 anos justamente pelos resultados que apresenta e o esforço para continuar inovando, como vemos na publicação do Tecnova 2. Além disso, é uma Fundação que sempre atende a nossos pedidos voltados para fomentar inovação no Estado, portanto, o Sebrae está à disposição da Fapesb, pois compartilhamos o mesma missão de levar competitividade e desenvolvimento, especificamente através de micro e pequenas empresas. Feliz 20 anos para a Fapesb”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113543 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]