Exposição homenageia Ariano Suassuna ocorre no Centro Histórico de Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
‘SUASSUNA, uma estrela no mundo’, reúne artistas como Bob Wolfenson, Camaleão e Vicente Silva, em comemoração aos três anos de atuação no Santo Antônio.
‘SUASSUNA, uma estrela no mundo’, reúne artistas como Bob Wolfenson, Camaleão e Vicente Silva, em comemoração aos três anos de atuação no Santo Antônio.

Em comemoração aos três anos promovendo a arte baiana, nordestina, brasileira e internacional, o ME Ateliê da Fotografia – Ladeira do Boqueirão, n.6, Santo Antônio Além do Carmo, apresenta a exposição ‘SUASSUNA, uma estrela no mundo’. Iniciada no último dia 22 de agosto de 2021, com visitação gratuita, aberta às sextas, sábados e domingos, das 15 às 19 horas.

Reunindo 43 artistas de oito estados brasileiros, entre bordadeiras, escultores, pintores, ceramistas, caricaturistas e fotógrafos, a exposição presta um tributo à história do escritor, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor e advogado brasileiro, Ariano Suassuna, que de 1990 até o ano de sua morte, ocupou a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.

Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, na antiga Parahyba do Norte, atual João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Filho de Rita de Cássia Dantas Villar e João Suassuna, que na época era o então presidente do estado, Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, que teve como objetivo criar uma arte erudita, a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro.

Pela importância do romancista nordestino para o Brasil, a exposição, comemorativa aos três anos do ME Ateliê da Fotografia, completados no último dia 20 de julho, convidou importantes figuras do meio artístico-cultural para prestar-lhe tributos, a exemplo do fotógrafo Bob Wolfenson, o cartunista Camaleão, a poetisa Tessa Pisconti, o escultor Vicente Silva, os artistas plásticos Léo Furtado e Carlos Queiroz, e a ceramista Cecilia Menezes.

Gratuita e aberta ao público, a mostra, constituída de 46 obras de artistas baianos, pernambucanos, mineiros, paraibanos, paulistas, goianos e cariocas, será distribuída nas salas Ariano Suassuna e Tati Moreno, enquanto uma individual com o conjunto de 18 imagens da casa e universo de Suassuna por Mário Edson ocupará a sala Frans Krajcberg.

Para Mário Edson, curador e idealizador da exposição, a importância em evidenciar a história de Suassuna se dá pela sua relevância e contribuição histórica à cultura e arte brasileira.

“Ariano é imortal! Um mestre na literatura seja nos livros, poesias ou textos teatrais e responsável pela criação do Movimento Armorial que, envolvendo música, artes plásticas, teatro e dança buscou valorizar e lançar luz sobre a arte popular vista como arte menor frente a arte erudita”, destaca.

Seguindo o “Protocolo Setorial” da Prefeitura de Salvador, o ateliê funciona com 30% da capacidade máxima para visitações simultâneas. Após a aferição de temperatura, o visitante pode explorar o vernissage, mantendo o distanciamento social de 1,5m, com a permanência de até 1h sob utilização de máscara protetora durante toda a exposição. A higienização do local é feita antes e após o encerramento do horário de visita.

Conheça os artistas participantes

Amanda Medeiros, Alexandre Nóbrega, Alexandre Pacheco, André Fernandes, ArteArmorial, Arthur Fraga, Bob Wolfenson, Camaleão, Camila Carrera, Carlos Queiroz, Cecilia Menezes, Damaris, Edson Batista, Edson Carvalho, Edson Duarte, Fernanda Vasconcellos, Frank Jazz, Gustavo Maciel, Hilda Salomão, Ivana Leme, Jô Oliveira, José Henrique Barreto, Leno Adriano, Leo Furtado, Lilian Morais, Lya Costa, Lucas Rodrigues, Ludmila Castro, Luiz Cláudio Campos, Luzimar Azevedo, Marcos Cesário, Maria Luedy, Mário Edson, Regina André Selma Calheira, Tessa Pisconti, Ulisses  Araújo, Valber Benevides, Vanderlei Oliveira, Vica Fraga, Vicente Silva, Yara Guedes, William Medeiros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121811 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.