Escritor Joaci Góes e desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira são homenageados em Salvador

Grupo de amigos presta homenagem ao escritor Joaci Góes e desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira.
Grupo de amigos presta homenagem ao escritor Joaci Góes e desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira.

Um seleto grupo formado por cerca de 40 destacadas personalidades esteve reunido na tarde de sexta-feira (27/08/2021) no Restaurante Tokai do Shopping Barra, em Salvador, para comemorar o aniversário de dois proeminentes personagens da vida política e jurídica da Bahia, Joaci Góes, advogado, jornalista, escritor, empresário e ex-deputado federal constituinte; e o desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT Bahia), ex-membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-assessor do ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

As homenagens à Joaci Góes e Valtércio Oliveira foram marcadas pela emocionada voz do empresário José Luis Castro (Zé Rico), em versão cover das músicas ‘Amigo’ e ‘Emoções’, composições líricas de Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

Na sequência, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Maria de Fátima Silva Carvalho prestou emocionado depoimento de como Joaci Góes foi determinante na vida profissional e pessoal dela, ao viabilizar a transferência do curso de Direito de Ilhéus, para a Universidade Católica, em Salvador.

A esposa de Valtércio Oliveira, a advogada Vera Oliveira, relatou a alegria de poder contar com verdadeiros amigos que os apoiaram ao longo da vida e que estavam reunidos para celebrar a passagem natalícia. Ela relatou, também, a dignidade pessoal com a qual Valtércio construiu e consolidou a carreira no Judiciário, marcada pelo respeito e atenção às pessoas de forma indistinta. 

Nelson José de Carvalho, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), recordou a longa convivência com Joaci Góes e Valtércio Oliveira e sublinhou o abnegado apoio que ambos dedicam às causas humanitárias e contribuições que fazem aos trabalhos sociais executados através da Venerável Irmandade do Senhor do Bonfim.

O empresário Domício Barbosa de Souza Neto não pode comparecer ao evento, mas produziu um texto síntese em que presta homenagem ao professor e escritor Joaci Góes, citando trechos de quatro publicações do intelectual baiano, a saber ‘Anatomia do ódio’; ‘A posse na ALB’; ‘A inveja nossa de cada dia’ e ‘Como governar um estado’. Ele concluiu a homenagem citando a esposa de Joaci Góes, Lídice Ferraz de Góes, e os pais do proeminente pensador João de Souza Góes e Mariana Fonseca de Góes.

Emocionados com as gentis palavras, os homenageados agradeceram aos presentes e realçaram a alegria em poder contar com sinceros e duradouros amigos e amigas.

Presenças

Além das personalidades citadas, participaram do seleto evento os desembargadores do TJBA Baltazar Miranda Saraiva e Nilson Castelo Branco; juiz Pedro Rogério Godinho e a juíza Marielza Brandão Franco, membros do Poder Judiciário Estadual da Bahia (PJBA); coronel Aviador Marcello Borges da Costa, comandante da Base Aérea de Salvador (BASV); advogados Augusto Sampaio, ex-presidente da SOAFAB e Hudson Resedá, especialista em Direito do Trabalho; Roberta Caires, vereadora em Salvador; Carlos Andrade, presidente da Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio); Glicerio Lemos, cônsul honorário da Guatemala; Marcelo Sacramento, empresário e vice-presidente do jornal Tribuna da Bahia; Paulo Roberto Sampaio, diretor de Redação do jornal Tribuna da Bahia; Antônio Andrade, médico neurologista; Nelson Taboada, economista e empresário; Joseval Carneiro, advogado e escritor; Zeca Sampaio, especialista em explosivos da SSP Bahia; e o cientista social e jornalista Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), dentre outros participantes.

Grupo de amigos presta homenagem ao escritor Joaci Góes e desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira.
Grupo de amigos presta homenagem ao escritor Joaci Góes e desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira.
Empresário Domício Barbosa Neto presta homenagem ao professor e escritor Joaci Góes.
Empresário Domício Barbosa Neto presta homenagem ao professor e escritor Joaci Góes.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9744 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).