Edição 2021 do Festival de Blues de Cachoeira recebe o guitarrista Julio Caldas

Guitarrista Julio Caldas participa da edição 2021 do Festival de Blues de Cachoeira.
Guitarrista Julio Caldas participa da edição 2021 do Festival de Blues de Cachoeira.

Um dos eventos musicais de maior destaque do Recôncavo Baiano, o Festival Cachoeira AGosto do Blues, segue com extensa programação durante todo o mês. Neste domingo (15/08/2021), às 17 horas, o Festival recebe o multi-instrumentista Julio caldas, para uma apresentação de composições autorais e clássicos do gênero. A apresentação acontece de forma gratuita e virtual no Instagram do Festival ( @cachoeiraagostodoblues).

Conhecido pelo seu interesse na pesquisa musical e por sua versatilidade com instrumentos de cordas populares, Julio Caldas já lançou sete álbuns e movimenta a cena do Blues na Região Metropolitana da Capital Baiana. Sobre a participação no Festival, não esconde sua alegria e reverência. “Cachoeira é uma fonte rica para a cultura negra da Bahia e este festival é uma vitrine importante, não apenas por revelar e divulgar artistas baianos que militam no blues, mas também por provocar o debate sobre o como o gênero que inspirou o surgimento do Rock, do Jazz, do Soul e tantos outros estilos musicais, sempre refletiu e continua refletindo a qualidade técnica, musical e os sentimentos e atitudes do artista negro”, destaca.

Desde 2016, o Festival AGosto do Blues promove apresentação de grandes artistas da Bahia, traçando um paralelo entre a cidade de Cachoeira e o estado do Mississipi, berço do Blues nos Estados Unidos e celebrando as tradições culturais negra que margeiam os rios Paraguaçu e Mississippi. Nesta sexta edição e, pelo segundo ano consecutivo, o Festival, acontece no formato virtual. A série de apresentações acontece ao vivo, nos domingos de Agosto, das 16 às 18 horas, através do perfil no Instagram @cachoeiraagostodoblues. No primeiro domingo do mês, se apresentaram Eric Assmar e Celso Dutra e, além de Julio Caldas, entre os nomes confirmados para os próximos domingos, estão Rafael Brandão da banda Jockeman, Breno Pádua,  Cris Macchi, Lon Bové da Banda Terráquea e Luiz Rocha.

Sobre a edição virtual, Julio reforça que “a presença e a interação das pessoas que gostam de Blues e das que estão começando a conhecer agora, através dos canais digitais, são muito importantes para que nós artistas sigamos engajados e produzindo enquanto atravessamos essa pandemia” e já vislumbra a próxima edição: “Torcemos para que, em 2022, a organização do evento possa encontrar apoio e uma situação sanitária mais segura para que este Festival volte a ser realizado de forma presencial, no Centro Histórico de Cachoeira e possamos reunir a tribo do blues naquela cidade fantástica”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10715 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.