Deputado Rodrigo Maia afirma que não existem condições políticas para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro

Ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A PEC do voto impresso foi arquivada na Câmara dos Deputados após 229 votos a favor e 218 a contra, nesta terça-feira (10/08/2021). De acordo com o deputado federal Rodrigo Maia (sem partido), a votação “provou que não existem as condições políticas” para a aprovação de um processo de impeachment no Congresso Nacional. A afirmação foi feita em entrevista ao UOL News.

Para o ex-presidente da Câmara, Jair Bolsonaro (sem partido) tem apoio para impedir que seu mandato seja cassado, ainda que crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente estejam claros.

Sobre o porque não abriu um processo de impeachment contra Bolsonaro quando ocupava o cargo de presidente da Câmara, Maia afirma que isso poderia fortalecer ainda mais o atual presidente. “Não quero tirar minha responsabilidade. Estou convencido de que a gente não tinha voto [suficiente], de que iríamos fortalecer o Bolsonaro. Agora, claro, mesmo que um processo de impeachment derrotado, [isso] pode gerar limites ao presidente”, explicou ao portal UOL News.

Segundo Maia, o sistema atual de abertura de impeachment contra presidentes da República prejudica, pois acaba sendo “uma decisão pessoal”.

“Não é uma questão se sou contra ou a favor do Bolsonaro. Tinha que se pensar um novo formato, talvez um conselho de notáveis, com os ex-ministros do Supremo, os ex-presidentes do STJ”, afirmou. O deputado ainda citou o caso da abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff por parte do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB).

“Um conselho para assessorar a decisão do presidente, uma questão que quando você vá decidir, não fique parecendo ´ô, eu tomei uma decisão porque o PT votou contra mim no Conselho de Ética, foi assim que o Eduardo Cunha decidiu”.

*Com informações da TV Cultura.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.