Camaçari: Novo empreendimento da Alphaville Urbanismo em Guarajuba terá diferenciais de sustentabilidade

Residencial da Alphaville Urbanismo em Guarajuba foi projetado para preservar o ecossistema local, especialmente as tartarugas marinhas.
Residencial da Alphaville Urbanismo em Guarajuba foi projetado para preservar o ecossistema local, especialmente as tartarugas marinhas.

O novo empreendimento da Alphaville Urbanismo, líder em loteamentos residenciais no Brasil, localizado em Guarajuba (BA), contará com uma série de diferenciais de sustentabilidade, seguindo tendência do que foi feito na 1ª fase do empreendimento. Todo o projeto urbanístico da companhia foi pensado para não causar danos à fauna e flora local, especialmente às tartarugas marinhas, já que na região são realizados pesquisas e manejo de cinco espécies sob o risco de extinção.

Com previsão de lançamento ainda neste semestre, o residencial será à beira-mar e estará localizado próximo da 1ª fase do empreendimento, que já foi lançada e está em fase de obras. Próximo ao local do novo projeto, na Praia do Forte, está localizada uma unidade do Centro Tamar, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que atua na recuperação de tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social. O novo residencial tem parceria com esses projetos e por isso está sendo desenvolvido para priorizar a sustentabilidade e a integração com a natureza do entorno. Ele também estará localizado próximo à Reserva de Sapiranga, que possui 600 hectares de Mata Atlântica, e que permite sua exploração a pé, com bicicletas ou quadriciclos.

“Os novos moradores deste empreendimento terão contato permanente com as belezas naturais. Em 2019, quando trouxemos o primeiro residencial à cidade, a nossa premissa era manter a natureza sempre por perto e, com a nossa expertise de quase meio século urbanizando diferentes regiões do país, pensamos em soluções que não afetassem a biodiversidade local. Estamos cumprindo uma série de medidas ambientais durante toda a obra para tornar isso possível. Dois anos depois, voltamos para lançar mais um empreendimento, e a nossa missão continua a mesma: preservar a natureza local”, comenta Ricardo Castello Branco, diretor comercial da Alphaville Urbanismo.

Por estar localizado em região litorânea, os moradores do novo projeto terão a possibilidade de praticar esportes aquáticos, tais como stand up paddle, body bord e kitsurf a poucos metros de casa, além do surf. “O Alphaville Guarajuba 1, lançado em 2019, tem sido um sucesso por estar à beira-mar, ou seja, a poucos passos da praia, para a prática de vários esportes aquáticos. Acreditamos que o novo residencial deverá atrair ainda mais atenção do público local interessado nessas modalidades e também por estar próximo à praia do Caribinho, uma das paisagens mais belas do país”, ressalta Castello Branco.

O projeto de paisagismo é assinado por Benedito Abbud, um dos arquitetos mais conceituados do mercado e que tem como foco produzir projetos sustentáveis. Já os ambientes são assinados pelo escritório de arquitetura FGMF, de São Paulo. O empreendimento terá ainda outros diferenciais de preservação do ecossistema, tais como: monitoramento semestral da qualidade da água da lagoa, programa de recuperação de áreas degradadas – reinserção da vegetação suprimida para manter fauna e flora locais, bem como para integrar essa vegetação o projeto paisagístico – , programa de priorização de mão de obra local, com integração e capacitação dos contratados, além de acompanhamento constante de um profissional durante todo o processo construtivo que garantirá que os programas de preservação de fauna e flora, gerenciamento de resíduos sólidos e outros estejam sendo cumpridos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115092 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.