Caixas misteriosas encontradas em Salvador eram oriundas de carga de navio da Segunda Guerra Mundial

Caixas apareceram na Praia do Flamengo, em Salvador.
Caixas apareceram na Praia do Flamengo, em Salvador.

Na última segunda-feira (02/08/2021), oito caixas apareceram na Praia do Flamengo, em Salvador, e logo chamaram a atenção por terem uma aparência misteriosa. Nesta terça (3), a procedência do material foi revelada: são fardos de borracha de um navio nazista alemão.

A informação é de Carlos Teixeira, oceanógrafo e pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em entrevista ao G1, o especialista diz que os fardos afundaram no mar há 77 anos, em 1944, no fim da Segunda Guerra Mundial, e que o navio SS Rio Grande está afundado a cerca de seis quilômetros de profundidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Foto: Divulgação/Limpurb
“Era um navio de carga nazista alemão. A ideia dele era ficar transportando cargas entre um lado do Atlântico e o outro. Além dessas caixas de borracha, ele carregava cargas de metais como cobalto, estanho, latão, titânio, vários metais que hoje são até bem valorizados”, diz o pesquisador.

Essa não é a primeira vez que caixas do tipo aparecem na areia do litoral nordestino. Desde agosto de 2018, fardos foram encontrados no Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Além do Brasil, eles chegaram até a surgir na Flórida, nos Estados Unidos.

(Caixa sendo removida da praia na Bahia) Foto: Divulgação/Limpurb
Os pesquisadores ainda não sabem explicar como as caixas apareceram na superfície depois de tanto tempo afundadas. Uma das teorias sobre o caso sugere que houve um desgaste natural que abriu um buraco no porão do navio, e outra que piratas teriam tentado recuperar itens que estavam no navio, como estanho, cobre e cobalto, e deixaram as borrachas escaparem.

*Com informações do G1 e Correio.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120511 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.