
O comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Almir Garnier e o vice-almirante Humberto Caldas, comandante do 2º Distrito Naval (2º DN) felicitaram, nesta quarta-feira (04/08/2021), a atleta Ana Marcela Cunha pelo 1º lugar na prova dos 10 km da maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Parabéns à 3° Sargento da Marinha e minha conterrânea baiana Ana Marcela (@anamarcela92), pela conquista da medalha de ouro na maratona aquática das Olimpíadas de Tóquio. Medalha de primeiro lugar”, publicou no Twitter o almirante Almir Garnier.
“Nadadora do Programa Olímpico da Marinha, Ana Marcela teve suas habilidades forjadas nas águas da Baía de Todos os Santos, berço da nossa nacionalidade e local do batismo de fogo da nossa primeira Esquadra, durante as lutas pela Independência do Brasil”, concluiu.
Outras homenagens
Além do comandante da Marinha Almir Garnier e do comandante do 2º DN Humberto Caldas, prestaram homenagem à campeã olímpica, Nelson José de Carvalho, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia) e comendador benemérito da Venerável Irmandade do Senhor do Bonfim; Marcelo Sacramento, empresário, vice-presidente do jornal Tribuna da Bahia e Cônsul Honorário do Benin; e Glicerio Lemos, cônsul honorário da Guatemala.
Histórico da performance
Aos 29 anos, Ana Marcela cravou o tempo de 1h59min30s8, durante a competição na Baía de Tóquio. A medalha de ouro foi entregue no Odaiba Marine Park, nesta terça-feira (03).
Ela foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratonas aquáticas e em 14 de junho de 2021, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Italiano Absoluto de Águas Abertas, em Piombino, na região da Toscana da Itália. Além disso, é tetracampeã mundial em provas de 25 km (2011, 2015, 2017 e 2019) e campeã pan-americana em Lima (2019) na prova de 10 km.
Natural de Salvador, capital da Bahia, a campeã olímpica ocupa a função de 3º Sargento da Marinha do Brasil, no Comando do Distrito Naval do Rio de Janeiro.