29 procuradores assinam representação criminal contra ex-deputado Sérgio Reis

Cantor e ex-deputado Sérgio Reis (PRB-SP).
Cantor e ex-deputado Sérgio Reis (PRB-SP).

Um grupo de 29 Subprocuradores-Gerais da República encaminhou uma representação criminal contra o cantor Sérgio Reis ao Coordenador Criminal da Procuradoria da República no Distrito Federal, Carlos Henrique Martins Lima.

A medida é motivada por recente áudio divulgado na imprensa, em que o ex-deputado federal descreve plano de entregar “uma intimação” ao Senado Federal pedindo retirada de ministros do Supremo Tribunal Federal e a aprovação do voto impresso.

“Eles vão receber um documento assim: vocês têm 72 horas para aprovar o voto impresso e para tirar todos os ministros do STF. Não é um pedido, é uma ordem. É assim que vou falar com o presidente do Senado: isto é uma ordem. […] Se em 30 dias não tirarem os caras, nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto”, ameaça Reis na gravação.

Os procuradores apontam crimes de incitação à subversão da ordem política ou social e incitação ao crime na representação e pedem. Ainda, citam possíveis crimes relacionados ao impedimento do funcionamento do transporte público. No áudio, Reis afirma que “vai parar porto, vai parar tudo”.

Um inquérito contra Sérgio Reis também foi aberto no Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECOR) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A investigação quer apurar “suposta associação voltada para o cometimento de crimes no território do Distrito Federal em manifestações previstas para o mês de setembro”.

*Com informações da TV Cultura.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9746 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).