20 anos dos ataques do 11 de setembro se aproximam e EUA alertam para ameaças de atentados

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Bombeiros de Nova Iorque atuam na remoção dos escombros e efetuam buscas por vítimas do ataque as torres gêmeas do World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001.
Bombeiros de Nova Iorque atuam na remoção dos escombros e efetuam buscas por vítimas do ataque as torres gêmeas do World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001.

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) voltou nesta sexta-feira (13/08/2021) a alertar para a existência de “um clima agudo de ameaça” terrorista, a pouco menos de um mês do 20º aniversário do 11 de setembro.

A Secretaria de Segurança Interna modificou um boletim de alerta terrorista que, em janeiro, advertiu pela primeira vez sobre ameaças internas, após a invasão do Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump. O texto foi atualizado em maio, ante o risco de que “extremistas” aproveitassem o levantamento das medidas de saúde para realizar ataques violentos.

“Esses extremistas poderiam tentar tirar proveito da possível retomada das medidas sanitárias diante o surgimento de variantes da Covid-19 como motivo para lançar ataques”, assinalou agora a secretaria, estimando que “fatores de estresse ligados à pandemia podem contribuir para o aumento da violência este ano”.

O boletim assinala ainda que, “às vésperas do aniversário dos atentados do 11 de Setembro”, o grupo Al Qaeda na Península Arábica (Aqpa) emitiu o primeiro exemplar em inglês em quatro anos da sua revista de propaganda “Inspira”, o que mostra que “as organizações terroristas estrangeiras persistem em seus esforços para doutrinar indivíduos nos Estados Unidos suscetíveis a influências extremistas”.

A Secretaria de Segurança Interna, criada após os ataques de 11 de setembro de 2001, publica regularmente esse tipo de alerta.

*Com informações da RFI.

Quase 20 anos após ataques, EUA alertam para novas ameaças.
Quase 20 anos após ataques, EUA alertam para novas ameaças.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]