20 anos dos ataques do 11 de setembro se aproximam e EUA alertam para ameaças de atentados

Bombeiros de Nova Iorque atuam na remoção dos escombros e efetuam buscas por vítimas do ataque as torres gêmeas do World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001.
Bombeiros de Nova Iorque atuam na remoção dos escombros e efetuam buscas por vítimas do ataque as torres gêmeas do World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001.

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) voltou nesta sexta-feira (13/08/2021) a alertar para a existência de “um clima agudo de ameaça” terrorista, a pouco menos de um mês do 20º aniversário do 11 de setembro.

A Secretaria de Segurança Interna modificou um boletim de alerta terrorista que, em janeiro, advertiu pela primeira vez sobre ameaças internas, após a invasão do Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump. O texto foi atualizado em maio, ante o risco de que “extremistas” aproveitassem o levantamento das medidas de saúde para realizar ataques violentos.

“Esses extremistas poderiam tentar tirar proveito da possível retomada das medidas sanitárias diante o surgimento de variantes da Covid-19 como motivo para lançar ataques”, assinalou agora a secretaria, estimando que “fatores de estresse ligados à pandemia podem contribuir para o aumento da violência este ano”.

O boletim assinala ainda que, “às vésperas do aniversário dos atentados do 11 de Setembro”, o grupo Al Qaeda na Península Arábica (Aqpa) emitiu o primeiro exemplar em inglês em quatro anos da sua revista de propaganda “Inspira”, o que mostra que “as organizações terroristas estrangeiras persistem em seus esforços para doutrinar indivíduos nos Estados Unidos suscetíveis a influências extremistas”.

A Secretaria de Segurança Interna, criada após os ataques de 11 de setembro de 2001, publica regularmente esse tipo de alerta.

*Com informações da RFI.

Quase 20 anos após ataques, EUA alertam para novas ameaças.
Quase 20 anos após ataques, EUA alertam para novas ameaças.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.