SEDUC de Feira de Santana orienta estratégias para atrair estudantes que precisam se adaptar

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Equipe da Secretaria da Educação (SEDUC) está revendo as estratégias para atingir um número cada vez maior de estudantes.
Equipe da Secretaria da Educação (SEDUC) está revendo as estratégias para atingir um número cada vez maior de estudantes.

A partir dos resultados obtidos através dos instrumentos pedagógicos – que medem os primeiros dados a respeito do desenvolvimento da modalidade não presencial nas escolas da Rede Municipal – a equipe da Secretaria da Educação (SEDUC) está revendo as estratégias para atingir um número cada vez maior de estudantes. As aulas foram retomadas em 29 de março de 2021 neste novo formato.

O objetivo é traçar um panorama e atuar especificamente nas ações de um grupo pequeno de escolas que apresentaram resultados menos satisfatórios. As equipes de gestão escolar aprimoram ações para ajudar as famílias a manter o foco no modelo não presencial.

“A média dos resultados, no geral, foi positiva para a maioria dos polos e distritos e, consequentemente, para a maioria das escolas. Mas, estes dados nos mostram precisamente onde precisamos melhorar nossos índices e atingir um número ainda maior de estudantes”, argumenta a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

A meta é melhorar os resultados e chamar a atenção das famílias que não estejam retirando as atividades e acompanhando seus filhos em casa na realização e na assistência às videoaulas, explica a professora. O levantamento foi feito por ano escolar e também por polos, distribuição de escolas feita pela Seduc a partir da aproximação por área geográfica da cidade.

A equipe do Núcleo de Alfabetização (NAFS) da Seduc analisou também que os estudantes supervisionados pelos responsáveis, mães ou pais são os que mais entregam as atividades dentro do prazo: o índice é 46,89%.

A dona de casa Manuela Moreira, mãe de Emanuele, 9, e Enzo Gabriel, 6 anos, admite que o novo momento é ‘puxado’ para as famílias. “Mas a gente ajeita a rotina para tudo dar certo, pegar todas as atividades e acompanhá-los. Para mim, é fundamental garantir o futuro e a educação deles, principalmente agora na pandemia”, reforça ela que já foi estudante da mesma escola onde os filhos estão matriculados hoje, a Eurides de Oliveira Queiroz, do distrito de Humildes.

Aumentar o percentual de estudantes

“Sabemos que essa foi uma retomada com muitas incertezas e dúvidas, pois a pandemia nos colocou em um novo contexto totalmente inesperado e diferente para todos. No entanto, nossa análise, com base nos resultados, é positiva”, observa Laecio Andrade Ferreira Silva, especialista em Educação que atua no NAFS.

A mensuração dos dados continua a ser feita periodicamente. “O mais importante é que a partir das análises mensais possamos aumentar cada vez mais o percentual de estudantes que tenham acesso às novas estratégias de ensino e isso implique num retorno cada vez maior e constante”, avalia a professora Karina Macedo, coordenadora do Núcleo.

Grupos de mensagem são aliados

Para Sara Silva, diretora da Escola Municipal Izidro Alves de Jesus, situada no distrito de Matinha, o maior desafio é mobilizar as famílias e manter o contato constante para que o ritmo de retirada/devolução das atividades não diminua.

“Criamos um grupo de WhatsApp para nos aproximarmos das famílias a fim de mantê-las informadas de datas, prazos e demais informes e, ao mesmo tempo, monitorar as que perdem o ritmo”, conta a gestora.

A partir dos resultados coletados, a Seduc está colocando em prática, em conjunto com as equipes de gestão das escolas municipais, estratégias que aprimoram o contato e apoio à família. Os casos com maior adesão dos estudantes também são exemplos para o desenvolvimento das escolas que tiveram índices menores.

“As unidades escolares que não atingiram patamar satisfatório estão sendo consultadas para buscar entender as razões e solucioná-las o mais breve possível. Nas próximas avaliações, queremos alcançar índices mais favoráveis”, aponta a secretária Anaci Paim.

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