SEDUC de Feira de Santana oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes da EJA

São oferecidas 200 vagas para quatro cursos para os estudantes do Estágio V da EJA que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais.
São oferecidas 200 vagas para quatro cursos para os estudantes do Estágio V da EJA que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, EJA, matriculados nas escolas municipais de Feira de Santana, podem realizar a pré-inscrição para os cursos profissionalizantes que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação assinou contrato com a instituição e já começa a realizar a inscrição dos alunos.

São oferecidas 200 vagas para quatro cursos para os estudantes do Estágio V da EJA que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais. As vagas são distribuídas assim: no noturno, há opção para fazer o curso de porteiro e vigia, e no diurno, para promotor de vendas, recepcionista e cuidador de idosos. A carga horária total dos cursos é de 160 horas.

A idade mínima para os cursos varia: o de cuidador de idosos e porteiro/vigia é de 18 anos, enquanto para recepcionista e promotor de vendas é de 15 anos.  Cada turma será composta por 20 estudantes.

Para efetuar a pré-inscrição em um dos cursos, os estudantes devem responder até o próximo dia 16 de julho o formulário disponibilizado pela escola em que ele está matriculado. O início das aulas está previsto para 27 de julho, com prazo de término para 23 de setembro. As aulas ocorrerão em três dias por semana.

Cursos serão presenciais

Após a pré-inscrição virtual, os alunos selecionados serão direcionados pelas escolas para fazerem a matrícula presencial, em local e data que ainda serão definidos pela equipe da Seduc e do SENAC. Na oportunidade, os estudantes deverão apresentar a seguinte documentação: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência e atestado de frequência.

As aulas serão ministradas no modelo presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, em uma das seguintes escolas municipais: Centro de Educação Monteiro Lobato (cuidador de idosos e recepcionista); Centro Integrado Municipal de Educação Joselito Amorim (porteiro e vigia); Ana Brandoa (recepcionista); e Ernestina Carneiro (promotor de vendas).

“A oferta destes cursos é uma importante ação da Secretaria de Educação para a inclusão destes estudantes na educação e no mercado de trabalho”, afirma a professora Rosana Fernandes Falcão, chefe da Divisão de Inclusão e Diversidade da SEDUC.

Esta é a primeira etapa da oferta de qualificação profissional para a EJA. No próximo mês de agosto, serão formadas mais turmas com diferentes especialidades.

“Esperamos que nossos estudantes aproveitem bastante a oportunidade não apenas para adquirir uma nova profissão, que pode ser provisória, mas como também conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, defende a secretária da pasta, professora Anaci Paim.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]