Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana intensifica poda de árvores

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Foram executados 14 rebaixamentos e 26 levantamentos e disciplinamento da copa de árvores nas praças Monsenhor Renato Galvão, Padre Ovídio e Carlos Bahia.
Foram executados 14 rebaixamentos e 26 levantamentos e disciplinamento da copa de árvores nas praças Monsenhor Renato Galvão, Padre Ovídio e Carlos Bahia.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) de Feira de Santana intensificou ações de manutenção em áreas verdes com poda de árvores. Somente no último domingo (11/07/2021), foram executados 14 rebaixamentos e 26 levantamentos e disciplinamento da copa de árvores nas praças Monsenhor Renato Galvão, Padre Ovídio e Carlos Bahia.

Todo o trabalho executado pela equipe do Departamento de Áreas Verdes (DAV) atende à legislação ambiental, cuja autorização é concedida pela Semmam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais).

A manutenção foi feita em árvores que apresentavam porte avantajado, com copas frondosas e ramos grandes, afetando a iluminação pública e risco de quebra, e aquelas com ramos baixos que dificultam o livre trânsito de pessoas e veículos. Entre as espécies Oiti (Licania tomentosa), Fícus (Ficus benjamina) e  Algaroba (Prosopis juliflora).

“Esse serviço foi realizado no fim de semana devido o fluxo de pessoas nestes locais ser menor”, declarou João Falcão, diretor de Áreas Verdes. Em 2020 foram realizadas 7 mil ações em avenidas, viadutos, monumentos.

Segundo João Falcão, o departamento atua nos 82,5 quilômetros de avenidas, além de 266 praças (50 em distritos), resultando em 372 mil metros quadrados de áreas preservadas. O inventário botânico da cidade contabiliza 63 mil árvores.

Protegidas por lei

Vale destacar que as espécies de árvores protegidas por lei, ameaçadas de extinção, tombadas pelos poderes públicos federal, estadual ou municipal a manutenção é especifica. Elas podem ser transplantadas. As solicitações de serviços devem ser feitas através do canal Fala Feira 156.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]