Presidente do PJBA decreta Luto Oficial em memória do desembargador aposentado Mário Augusto Albiani Alves, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

Desembargador aposentado e ex-presidente do TJBA, Mário Augusto Albiani Alves faleceu aos 91 anos de idade.
Desembargador aposentado e ex-presidente do TJBA, Mário Augusto Albiani Alves faleceu aos 91 anos de idade.

Em comunicado, o Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) externou profundo pesar e informou sobre a decretação de Luto Oficial, nos dias 12 e 13 de julho, em memória de Mário Augusto Albiani Alves, desembargador aposentado e ex-presidente desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), pai do desembargador Mário Augusto Albiani Júnior, atual membro da Corte Estadual de Justiça. O corpo do ex-presidente do TJBA foi velado nesta segunda-feira (12/07/2021) na Capela C, do Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador e a cerimônia fúnebre de cremação ocorreu às 15 horas.

Trajetória

O ex-presidente Mário Albiani dedicou anos de vida ao Direito, ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1954. Ele foi aprovado em concurso no ano de 1963 e ingressou na magistratura em 29 de fevereiro de 1964, sendo nomeado para a comarca de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Em 28 de dezembro de 1979, foi promovido a Desembargador. No ano de 1990 assumiu a presidência do PJBA. Em 20 de fevereiro de 1995, o Magistrado se aposentou.

Ao longo da carreira foi agraciado com mais de 100 títulos de cidadão em municípios da Bahia, era conhecido por ser um juiz pacificador e participativo. Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) por sete mandatos, fundou a Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados (EPAM), no ano de 1987, hoje Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), da qual também foi diretor. Em 1991, foi governador da Bahia durante 10 dias.

Na sessão virtual do Conselho da Magistratura, realizada nesta segunda, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, propôs uma Moção de Pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado, sendo aderida expressamente pelos Desembargadores Presidente Lourival Almeida Trindade, Carlos Roberto Araújo, 1º Vice-Presidente, Augusto de Lima Bispo, 2º Vice-Presidente, José Alfredo, Corregedor Geral das Comarcas do Interior, Osvaldo Bomfim, Corregedor das Comarcas do Interior, Aliomar Silva Britto, e a Procuradora de Justiça Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo. A Moção foi aprovada à unanimidade. A Secretaria da Primeira Câmara suspendeu a sessão desta segunda-feira (12).

Desembargador João Augusto Pinto presta homenagem ao amigo e colega Mário Albiani 

— O MAIOR LÍDER, em todos tempos, da MAGISTRATURA Baiana!! Deixa, com letras de ouro, seu nome gravado na História do Judiciário da nossa terra! Ainda como Advogado, Vereador, na terra da minha juventude, em 1983, tive a alegria, atendendo a iniciativa de uma Grande Juíza, hoje prematuramente aposentada, fundadora e Presidente da Academia de Letras de Itabuna, Professora de Processo Penal em sua UESC, Dra. Sônia Carvalho de Almeida Marrom, tive eu a oportunidade de referendar o justo título de Cidadania Ibicaraiense, aprovado a unanimidade!! Foi sempre um lutador em prol da melhoria salarial dos Magistrados baianos! Criou a filosofia do JUIZ PARTICIPAÇÃO que aproximou os Juízes de seus jurisdicionados no interland baiano! O Juiz não deveria estar distante de sua comunidade, e sim, sem abdicar de seu papel institucional de a personificação do Judiciário, vivenciar, residindo e domiciliado em sua Comarca, as dificuldades, os anseios, do seu jurisdicionados, que, afinal, pagam seus (nossos) subsídios! ALBIANI deixa este transitório plano físico, mas seguirá na vida eterna nos inspirando como exemplos Maior de devoção a causa da Justiça! Minhas condolências à seus filhos, representados no querido MARIOZINHO que segue suas pegadas de luz!! Eu, todos Nós Magistrados, estamos de luto! Mas seguiremos unidos dignificando sempre aquele que foi e é o MAIOR DE TODOS NÓS! Até breve, Rejuiest in pace, MEU ETERNO LÍDER! — Ex imo corde, João Augusto Alves de Oliveira Pinto, representando a Academia de Letras Jurídicas da Bahia.

Filho e pai, Mário Albiani Junior e Mário Augusto Albiani Alves estiveram reunidos e foram homenageados nos 410 anos de fundação do TJBA, ocorrido em 14 de março de 2019.
Filho e pai, Mário Albiani Junior e Mário Augusto Albiani Alves estiveram reunidos e foram homenageados nos 410 anos de fundação do TJBA, ocorrido em 14 de março de 2019.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112631 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]andebahia.com.br.